Texto de bullying elaborado por alunos.

Texto 1: BULLING(http://www.monteirolobatobrumado.com.br/informativos_abrir.php?id=137)


 Aimée Teixeira dos Santos Meira

Na sociedade, a maioria das pessoas tem como costume a exclusão daquele que é considerado diferente dos demais. Assim, surge o bullying com suas diversas formas de manifestação. Apelidos, xingamentos e outras formas de ofensa caracterizam esse comportamento agressivo, marcado pelo isolamento da vítima frente àquele que se considera superior. Dessa forma, as desigualdades apenas tendem a aumentar, além da possível revolta daquele que sofre a ação.
O bullying é direcionado à pessoa que possui alguma característica marcante, como o peso excessivo ou a magreza, cor da pele, estatura física, cabelo, modo de assistir às aulas e de se vestir. Isso geralmente é praticado por aqueles que se consideram superiores aos demais, não dando valor ao próprio modo de pensar da outra pessoa, julgando-a por meros defeitos ou características. Dessa forma, surgem os apelidos e ofensas, motivados pelo simples prazer em humilhar os outros ou pela ausência de instrução familiar, dando margem à falta de bom-senso, solidariedade e igualdade.
A vítima, visivelmente, não se importa com a opressão sofrida. Porém, ela guarda na sua mente cada apelido e humilhação, causando, assim, distúrbios psicológicos como depressão ou desejo de vingança. Com isso, surgem as tentativas de atentados. Fatos assim aconteceram nos Estados Unidos, em que estudantes mataram vários alunos. O caso de bullying divulgado pela mídia recentemente ocorreu na Austrália, que mostra a vítima revidando os atos cometidos pelo agressor. Outra forma de perseguição que a vítima sofre se manifesta por meio da internet, em sites de relacionamento ou blogs. Assim, o cyberbullying atua difamando e ofendendo aqueles considerados inferiores.
O bullying é um problema que abala a estrutura social, criando um clima de tensão e desigualdade. Assim, torna-se necessário a criação de projetos nas escolas visando à igualdade e maior compreensão entre os alunos. Exemplos de projetos são as dinâmicas, palestras, trabalhos em grupos e depoimentos de pessoas que sofreram ou sofrem o bullying. Com isso, criar-se-á uma sociedade mais harmoniosa e igualitária para todas as pessoas.


Texto 3: O BULLING é coisa séria 
  CAROLINA LIMA AMORIM.

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por uma ou mais pessoas contra um determinado indivíduo. É uma das formas de violência que mais cresce no mundo e  pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.
O que, à primeira vista, parece um simples e inofensivo apelido, pode muitas vezes afetar emocionalmente o alvo da ofensa. Com isso, a pessoa afetada, na maioria das ocorrências, são estudantes, baixa o rendimento escolar  e ocorre um possível isolamento. Esse tipo de trauma influencia no desenvolvimento da personalidade, pois o que para uns é uma brincadeira, para outros é um problema gravíssimo e irreversível, uma vez que cada pessoa tem uma forma diferente de encarar os fatos.  Outra preocupação constante é que, em agressões graves, em que a violência se torna insuportável, tomando proporções imensas, muitos jovens optam por soluções trágicas, como suicídio. As instituições escolares têm o dever de não deixar o bullying chegar a esse estágio. Deve haver uma intervenção por parte da direção e dos professores, conscientizando os jovens de que a discriminação, a opressão e a humilhação causam revoltas. Uma idéia interessante que pode ser adotada pelas escolas ou locais onde há um envolvimento com adolescentes, seria a prática de palestras, juntamente com vídeos que retratam o significado e a gravidade que o bullying traz para a sociedade.  
Portanto, esse fenômeno que ocorre no mundo todo não deve ser encarado como uma “pequena brincadeira”, pois ele pode provocar nas vítimas desde a diminuição da auto-estima até a morte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP