PLANO DE AULA APOSTILA APRENDE BRASIL 6 ANOS 1 BIMESTRE MARÇO

 

Professor: Andressa Santos

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Período: Março                                            Turma: 6° Ano

 

Competências Gerais:

      Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

      Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.

Competências Específicas:

      Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

      Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias;

Prática de    Linguagem:

      Leitura;

      Interpretação;

      Análise linguística/Semiótica

 

Habilidades:

      (MS.EF69LP29.s.29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e  digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros;

      (MS.EF69LP47.s.47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguísticos gramaticais próprios a cada gênero narrativo;

      (MS.EF89LP33.s.33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

      (MS.EF67LP33.s.33) Pontuar textos adequadamente.

      (MS.EF09LP12.s.12) Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso;

      (MS.EF69LP54.s.54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Objetos de Conhecimento:

      Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero;

      Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos;

      Estratégias de leitura, apreciação e réplica;

      Elementos notacionais da escrita;

      Variação linguística;

      Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.

Ações Didáticas / Metodologias:

Aula 01 -  A aula terá início com a distribuição das apostilas do programa Aprende Brasil. Os alunos serão informados de que a partir desta semana, a escola fará uso contínuo do material, ou seja, será necessário trazer a apostila em todas as aulas e em todas as disciplinas, não somente nas de língua portuguesa. Nesse momento, os alunos poderão folhear e se familiarizar com o material.

Em seguida, será solicitado que os alunos abram nas páginas 2 e 3 e retomaremos sobre o conteúdo lido anteriormente, os alunos terão um tempo de 20 minutos para responder às questões 1 e 2, das páginas, 2 e 3; E em seguida, farei a leitura das questões e solicitarei que os alunos respondam e colocarei as respostas no quadro.

Aula 02 - Iniciarei a aula passando visto no caderno referente a pesquisa solicitada na aula anterior, depois irei pedir que os alunos abram a apostila na página 7 e façam os exercícios 1 a 8. Nessas atividades quero que eles percebam a sequência narrativa, como que se dá a ação dos personagens, o uso da linguagem verbal e não verbal e como são os balões de fala.

Como tarefa pedirei que façam uma pesquisa sobre os balões de fala.

                  Aula 03 - Passarei nessa aula o conceito de onomatopeia e interjeição. Em seguida, passarei exercícios de fixação.

          Aula 04 - sexta-feira, 17 de março: Os alunos serão direcionados a fazerem os exercícios das páginas 9 e 10. Esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos ainda questionem sobre os assuntos abordados.

 

Aula 05 - segunda-feira, 20 de março: Apresentarei aos alunos os sinais de pontuação. Para essa atividade, passarei os tipos de pontuações e suas funções. Depois, passarei lista de exercícios de fixação. Em seguida, faremos a correção. Em seguida, passarei visto nos cadernos. Ficará como tarefa a realização das atividades das páginas 11 e 12 da apostila, exercícios 11 a/b.

 Aula 06 - segunda-feira, 20 de março: Dando continuidade na aula anterior, solicitarei que os alunos abram a apostila nas páginas 12 e 13 e faremos a leitura de forma compartilhada dos textos 1 à 3, depois darei um tempo de 15 minutos para que os alunos façam os exercícios. Depois, iremos dar continuidade na nossa aula fazendo a correção. Em um primeiro momento, iremos fazer a leitura novamente e pedirei para alguém quiser responder de forma oral, conforme eles forem respondendo irei colocando as respostas no quadro. Perguntarei a alguém se eles responderam de forma parecida a do quadro ou de forma diferente. Após, fazermos as comparações, passarei vistos nos cadernos para saber quem fez ou deixou de fazer.

Aula 07 - sexta-feira, 24 de março: Realizar, com o auxílio do professor, as atividades de 22 até 40 (páginas 14, 15, 16, 17 e 18) em aula. Esses exercícios abordam o gênero verbete enciclopédico e também as noções de linguagem conotativa e denotativa. Para a realização desses exercícios, o professor fará de forma expositiva a explicação dos conceitos. Será dado visto na apostila como forma de acompanhar se os alunos realizaram as atividades propostas. Caso não seja possível terminar a atividade em sala, os alunos poderão terminar a atividade em casa.

Aula 08 - sexta-feira, 24 de março: Fazer a correção das atividades da aula anterior no quadro e solicitar que os alunos corrijam nas apostilas, caso suas respostas estejam incorretas. Esclarecer quaisquer dúvidas caso os alunos ainda questionem sobre os assuntos abordados. Ainda, passarei uma revisão sobre linguagem verbal e não verbal. Em seguida, explicarei o conceito com exemplos diários dessa linguagem no nosso meio. Depois, passarei um vídeo sobre o assunto, após perceber que não há mais dúvidas sobre o assunto explanado, solicitarei que façam os exercícios que levarei impresso. Solicitarei que os alunos abram a apostila na página 14 e analisem o Texto 2, darei uns 15 minutos para execução das atividades 1 à 10. (Esses exercícios são um compilados das explicações realizados anteriormente). Em seguida, faremos a correção e passarei visto para ver quem realizou as atividades propostas. Como tarefa entregarei uma folha sulfite em branco e solicitarei que tentem fazer/ produzir uma história em quadrinhos utilizando os elementos já aprendidos em sala de aula. Essa atividade valerá nota.

Aula 09 - segunda-feira, 27 de março: Iniciarei a aula pedindo que os alunos abram apostila nas páginas 19 e 20 com um marca-texto, caneta e/ou até mesmo lápis de cor, de forma coletiva faremos a leitura do conceito sobre substantivo. Para isso, faremos uma leitura ativa sobre os substantivos comuns e simples. Eles irão grifar o que solicitarei, depois do grifo, indagarei a eles os nomes dos objetos dentro da sala de aula. Após, os alunos nomearem os objetos e entenderem que todos são substantivos, iremos assistir uma vídeo-aula do prof. Noslen para consolidar o que já foi explanado. Depois, iremos fazer os exercícios 1 à 8, das páginas 18 à 21 para fixação de conteúdo. Possivelmente, não teremos tempo hábil para correção, então faremos depois.

Aula 10 - segunda-feira, 27 de março: Iniciarei aula fazendo chamada, dando continuidade na aula anterior, iniciaremos com as correções das atividades realizadas nas aulas anteriores (exercícios 1 a 8). Depois de sanar as possíveis dúvidas iremos avançar o conteúdo com uma lista de exercícios para fixação. Esses exercícios ficarão como tarefa.

Aula 11 - sexta-feira, 31 de março: Irei passando nas carteiras dos alunos vistando os cadernos. Depois, solicitarei que abram as apostilas nas páginas 21 e faremos leitura e interpretação de texto sobre a Tirinha exposta. Em seguida, após fazermos a leitura compartilhada irão fazer os exercícios 1 à 11, localizadas nas páginas 22 e 23. Faremos a correção em seguida de forma compartilhada.

Aula 12 - sexta-feira, 31 de março: Trarei o conceito de Relato Pessoal e passarei no quadro. Após, farei a explicação e ouvirei alguns exemplos feito por eles. Depois, direcionarei para que abram a apostila nas páginas 24 e 25 para fazer a leitura dos comandos das atividades. Depois de sanar as possíveis dúvidas, os alunos deverão responder as questões propostas (1 à 4).

Depois, os alunos faremos um círculo na sala (pode ser que já iniciemos a aula em formato de círculo). Nesse momento, os alunos deverão explanar o seu relato em um tom de voz adequado e ouvir e serem ouvidos com respeito. Finalizaremos a aula, avaliando esse momento conforme consta na apostila, página 25. Como tarefa, os alunos deverão produzir uma tirinha seguindo o passo a passo dos comandos localizados na página 26. Essa atividade deverá ser entregue e valerá nota.

Aula 12 – segunda-feira, 03 de abril: Nesta aula, passarei uma atividade avaliativa sobre os conteúdos já abordados. Os alunos terão a devolutiva da avaliação realizada na aula anterior. Esta aula será dedicada exclusivamente à correção da prova juntamente com os alunos, esclarecendo as principais dificuldades evidenciadas durante a correção pelo professor. Os alunos deverão corrigir as questões no caderno e apresentar ao professor, que poderá atribuir uma nota somativa à nota da sua prova.

 

Avaliação:

O aluno será avaliado continuamente durante as aulas mediante o desenvolvimento e assiduidade na resolução das atividades propostas e devolutiva das mesmas. A avaliação contínua será registrada em uma ficha descritiva para composição da nota, com foco no reconhecimento do protagonismo do estudante ao cumprimento dessas atividades para que ele possa transformá-la em aprendizagens significativas. Serão realizadas também, conforme previsto, duas avaliações classificatórias, com o objetivo de dimensionar os conhecimentos obtidos pelos alunos e ter um panorama do aprendizado da turma.

 

Observações: Farei atividades e provas adaptadas  aos  alunos que possuam laudos.

A avaliação mensal será feito no próximo dia útil de abril, pois não conseguirei concluir o conteúdo no prazo determinado.

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