PLANO DE AULA APOSTILA APRENDE BRASIL 6 ANOS 1 BIMESTRE MARÇO
Professor: Andressa Santos
Componente
Curricular:
Língua Portuguesa
Período: Março Turma: 6° Ano
Competências Gerais:
✔
Compreender as linguagens como construção humana, histórica,
social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas
de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades
sociais e culturais.
✔
Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando
criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
Competências
Específicas:
✔
Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de
interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para
ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir
conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e
protagonismo na vida social.
✔
Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de
sentidos, valores e ideologias;
Prática de Linguagem:
✔
Leitura;
✔
Interpretação;
✔
Análise
linguística/Semiótica
Habilidades:
✔
(MS.EF69LP29.s.29)
Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de
divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica,
reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e
animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados
de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção
composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma
a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos
pertencentes a esses gêneros;
✔
(MS.EF69LP47.s.47)
Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição
próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo
e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a
caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido
decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação
e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados,
identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a
narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco
narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e
psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no
texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de
pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos
e do uso de recursos linguísticos gramaticais próprios a cada gênero narrativo;
✔
(MS.EF89LP33.s.33)
Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e
estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta
características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos,
minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas,
novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de
suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto,
ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
✔
(MS.EF67LP33.s.33)
Pontuar textos adequadamente.
✔
(MS.EF09LP12.s.12)
Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não,
de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso;
✔
(MS.EF69LP54.s.54)
Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos
linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no
ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato
sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de
linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras,
a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações
musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os
efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como
comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia,
paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras
e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações
subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua
função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de
cada gênero narrativo.
Objetos de Conhecimento:
✔
Reconstrução
das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à
construção composicional e ao estilo de gênero;
✔ Reconstrução da textualidade e
compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos
linguísticos e multissemióticos;
✔ Estratégias de leitura, apreciação e
réplica;
✔ Elementos notacionais da escrita;
✔ Variação linguística;
✔ Recursos linguísticos e semióticos
que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Ações Didáticas / Metodologias:
Aula 01 - A aula terá início com a distribuição das apostilas do
programa Aprende Brasil. Os alunos serão informados de que a partir desta
semana, a escola fará uso contínuo do material, ou seja, será necessário trazer
a apostila em todas as aulas e em todas as disciplinas, não somente nas de
língua portuguesa. Nesse momento, os alunos poderão folhear e se familiarizar
com o material.
Em
seguida, será solicitado que os alunos abram nas
páginas 2 e 3 e retomaremos sobre o conteúdo lido anteriormente, os alunos
terão um tempo de 20 minutos para responder às questões 1 e 2, das páginas, 2 e
3; E em seguida, farei a leitura das questões e solicitarei que os alunos
respondam e colocarei as respostas no quadro.
Aula 02 - Iniciarei a aula passando visto no caderno referente a
pesquisa solicitada na aula anterior, depois irei pedir que os alunos abram a
apostila na página 7 e façam os exercícios 1 a 8. Nessas atividades quero que
eles percebam a sequência narrativa, como que se dá a ação dos personagens, o
uso da linguagem verbal e não verbal e como são os balões de fala.
Como tarefa pedirei que façam uma
pesquisa sobre os balões de fala.
Aula 03 - Passarei nessa aula o conceito de
onomatopeia e interjeição. Em seguida, passarei exercícios de fixação.
Aula 04 - sexta-feira, 17 de março: Os alunos serão direcionados a fazerem os exercícios das páginas 9
e 10. Esclarecer quaisquer dúvidas que os
alunos ainda questionem sobre os assuntos abordados.
Aula 05 - segunda-feira, 20 de março: Apresentarei aos alunos os sinais de
pontuação. Para essa atividade, passarei os tipos de pontuações e suas funções.
Depois, passarei lista de exercícios de fixação. Em seguida, faremos a
correção. Em seguida, passarei visto nos cadernos. Ficará como tarefa a
realização das atividades das páginas 11 e 12 da apostila, exercícios 11 a/b.
Aula
06 - segunda-feira, 20 de março: Dando continuidade na aula anterior, solicitarei que os alunos abram a
apostila nas páginas 12 e 13 e faremos a leitura de forma compartilhada dos
textos 1 à 3, depois darei um tempo de 15 minutos para que os alunos façam os
exercícios. Depois, iremos dar continuidade na nossa aula fazendo a correção.
Em um primeiro momento, iremos fazer a leitura novamente e pedirei para alguém
quiser responder de forma oral, conforme eles forem respondendo irei colocando
as respostas no quadro. Perguntarei a alguém se eles responderam de forma
parecida a do quadro ou de forma diferente. Após, fazermos as comparações,
passarei vistos nos cadernos para saber quem fez ou deixou de fazer.
Aula 07 -
sexta-feira, 24 de março: Realizar,
com o auxílio do professor, as atividades de 22 até 40 (páginas 14, 15, 16, 17
e 18) em aula. Esses exercícios abordam o gênero verbete enciclopédico e também
as noções de linguagem conotativa e denotativa. Para a realização desses
exercícios, o professor fará de forma expositiva a explicação dos conceitos.
Será dado visto na apostila como forma de acompanhar se os alunos realizaram as
atividades propostas. Caso não seja possível terminar a atividade em sala, os
alunos poderão terminar a atividade em casa.
Aula
08 - sexta-feira, 24 de março: Fazer a correção das atividades da aula
anterior no quadro e solicitar que os alunos corrijam nas apostilas, caso suas
respostas estejam incorretas. Esclarecer quaisquer dúvidas caso os alunos ainda
questionem sobre os assuntos abordados. Ainda, passarei uma revisão sobre linguagem verbal e não verbal.
Em seguida, explicarei o conceito com exemplos diários dessa linguagem no nosso
meio. Depois, passarei um vídeo sobre o assunto, após perceber que não há mais
dúvidas sobre o assunto explanado, solicitarei que façam os exercícios que
levarei impresso. Solicitarei que os alunos abram a apostila na página 14 e
analisem o Texto 2, darei uns 15 minutos para execução das atividades 1 à 10. (Esses
exercícios são um compilados das explicações realizados anteriormente). Em
seguida, faremos a correção e passarei visto para ver quem realizou as
atividades propostas. Como tarefa entregarei uma folha sulfite em branco e
solicitarei que tentem fazer/ produzir uma história em quadrinhos utilizando os
elementos já aprendidos em sala de aula. Essa atividade valerá nota.
Aula
09 - segunda-feira, 27 de março: Iniciarei a aula pedindo que os alunos abram apostila nas páginas 19 e
20 com um marca-texto, caneta e/ou até mesmo lápis de cor, de forma coletiva
faremos a leitura do conceito sobre substantivo. Para isso, faremos uma leitura
ativa sobre os substantivos comuns e simples. Eles irão grifar o que
solicitarei, depois do grifo, indagarei a eles os nomes dos objetos dentro da
sala de aula. Após, os alunos nomearem os objetos e entenderem que todos são
substantivos, iremos assistir uma vídeo-aula do prof. Noslen para consolidar o
que já foi explanado. Depois, iremos fazer os exercícios 1 à 8, das páginas 18
à 21 para fixação de conteúdo. Possivelmente, não teremos tempo hábil para
correção, então faremos depois.
Aula
10 - segunda-feira, 27 de março: Iniciarei aula fazendo chamada, dando continuidade na aula anterior,
iniciaremos com as correções das atividades realizadas nas aulas anteriores
(exercícios 1 a 8). Depois de sanar as possíveis dúvidas iremos avançar o
conteúdo com uma lista de exercícios para fixação. Esses exercícios ficarão
como tarefa.
Aula 11 - sexta-feira, 31 de março: Irei passando nas carteiras dos alunos vistando os cadernos.
Depois, solicitarei que abram as apostilas nas páginas 21 e faremos leitura e
interpretação de texto sobre a Tirinha exposta. Em seguida, após fazermos a
leitura compartilhada irão fazer os exercícios 1 à 11, localizadas nas páginas
22 e 23. Faremos a correção em seguida de forma compartilhada.
Aula
12 - sexta-feira, 31 de março:
Trarei o conceito de Relato Pessoal e passarei no quadro. Após, farei a
explicação e ouvirei alguns exemplos feito por eles. Depois, direcionarei para
que abram a apostila nas páginas 24 e 25 para fazer a leitura dos comandos das
atividades. Depois de sanar as possíveis dúvidas, os alunos deverão responder
as questões propostas (1 à 4).
Depois, os alunos faremos um círculo na sala (pode ser que
já iniciemos a aula em formato de círculo). Nesse momento, os alunos deverão
explanar o seu relato em um tom de voz adequado e ouvir e serem ouvidos com
respeito. Finalizaremos a aula, avaliando esse momento conforme consta na
apostila, página 25. Como tarefa, os alunos deverão produzir uma tirinha
seguindo o passo a passo dos comandos localizados na página 26. Essa atividade
deverá ser entregue e valerá nota.
Aula
12 – segunda-feira, 03 de abril: Nesta
aula, passarei uma atividade avaliativa sobre os conteúdos já abordados. Os
alunos terão a devolutiva da avaliação realizada na aula anterior. Esta aula
será dedicada exclusivamente à correção da prova juntamente com os alunos,
esclarecendo as principais dificuldades evidenciadas durante a correção pelo
professor. Os alunos deverão corrigir as questões no caderno e apresentar ao
professor, que poderá atribuir uma nota somativa à nota da sua prova.
O aluno será avaliado continuamente durante as aulas
mediante o desenvolvimento e assiduidade na resolução das atividades propostas
e devolutiva das mesmas. A avaliação contínua será registrada em uma ficha
descritiva para composição da nota, com foco no reconhecimento do protagonismo
do estudante ao cumprimento dessas atividades para que ele possa transformá-la
em aprendizagens significativas. Serão realizadas também, conforme previsto,
duas avaliações classificatórias, com o objetivo de dimensionar os
conhecimentos obtidos pelos alunos e ter um panorama do aprendizado da turma.
Observações: Farei atividades e provas adaptadas aos
alunos que possuam laudos.
A avaliação mensal será feito no próximo dia útil de abril,
pois não conseguirei concluir o conteúdo no prazo determinado.
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