Componente
Curricular: Recomposição da Aprendizagem de Língua Portuguesa
Período:
VESPERTINO
Ano: 6º ANO “B”
Ações
didáticas/Metodologias:
Aula 1: Propondo
o registro da fábula “O alce e os lobos”, retirada do site https://acessaber.com.br/atividades/atividade-substantivos-e-adjetivos-6o-ano/ . Prosseguindo, sugerindo o registro de duas
atividades de interpretação contidas no site supracitado. Olhando o caderno dos
alunos, carimbando e anotando o nome dos estudantes que realizaram as
atividades.
Aula 2: Continuando
com a aula anterior, propondo aos estudantes o registro de mais duas atividades
de interpretação, contidas no site https://acessaber.com.br/atividades/atividade-substantivos-e-adjetivos-6o-ano/. Após o registro, solicitando que respondam para posterior correção.
Após verificação dos cadernos, correção dos exercícios oralmente, incentivando
a participação dos estudantes na solução das atividades sugeridas.
Aula 3: Introduzindo o conteúdo
“ADJETIVOS”, expondo na lousa o conteúdo explicativo, bem como atividades relacionadas,
contido no Caderno do Futuro – Língua Portuguesa 6º Ano. IBEP; 3ª edição, São
Paulo, 2013, página 78. Em seguida, olhando o caderno dos alunos, carimbando e
anotando o nome dos estudantes que realizaram a atividade proposta. As
anotações serão desenvolvidas no caderno de registros do professor.
Aula 4: Dando
continuidade ao conteúdo “ADJETIVOS”, solicitando aos alunos que copiem e
respondam em seus cadernos, os exercícios contidos no livro LOPRESTI COSTA,
Cibele; MARCHETTI, Greta. Geração Alpha 6º Ano. São Paulo, 2018, página 116. Em
seguida, olhando o caderno dos alunos, carimbando e anotando o nome dos
estudantes que realizaram a atividade proposta. As anotações serão
desenvolvidas no caderno de registros do professor.
Aula 5: Entregando aos
estudantes a notícia impressa, contida no site https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-noticia-cantora-adolescente-6o-ano/. Posteriormente,
solicitando que colem nos cadernos para em seguida realizarmos a leitura
compartilhada. Sugerindo o registro das atividades interpretativas do texto que
serão expostas na lousa.
Aula 6: Dando
continuidade à aula anterior, prosseguindo com o registro das atividades.
Auxiliando os estudantes individualmente para solucionar as dúvidas existentes. Finalizando, olhando os cadernos dos alunos, e anotando o nome dos estudantes que
realizaram as atividades. As anotações serão desenvolvidas no caderno de
registros do professor. Após verificação das apostilas, apresentando a correção
na lousa, incentivando que os estudantes verifiquem e façam as alterações
necessárias em seus cadernos, a fim de que suas respostas fiquem coerentes com o
que se pede na atividade.
Aula 7: Sugerindo aos estudantes a
realização de uma lista de exercícios, retirada do Caderno do Futuro Língua
Portuguesa 6º Ano. IBEP; 3ª edição, São Paulo, 2013, páginas 79 e 80. Os
exercícios deverão ser registrados no caderno para posterior realização.
Aula 8: Corrigindo as atividades propostas na aula anterior. Olhando os
cadernos dos alunos, e anotando o nome dos estudantes que realizaram as
atividades. As anotações serão desenvolvidas no caderno de registros do professor.
Após verificação das apostilas, apresentando a correção na lousa, incentivando
que os estudantes verifiquem e façam as alterações necessárias em seus
cadernos, a fim de que suas respostas fiquem coerentes com o que se pede na
atividade.
Aula 9: Expondo
na lousa pequenas frases, a fim de que os estudantes encontrem os SUBSTANTIVOS
e ADJETIVOS nas mesmas, verificando os conhecimentos adquiridos durante o mês
em relação às classes de palavras estudadas até o momento. Em seguida, olhando
o caderno dos alunos, carimbando e anotando o nome dos estudantes que
realizaram a atividade proposta. As anotações serão desenvolvidas no caderno de
registros do professor. Posteriormente, corrigindo os exercícios, incentivando
a participação dos estudantes na solução das atividades sugeridas.
Aula 10: Aplicando ditado de palavras (S
ou Z) com a finalidade de verificar a ortografia dos estudantes. O ditado
conterá 25 palavras. Finalizaremos a aula corrigindo as palavras propostas.
Aula 11: Aula de leitura.
Levando para a sala livros selecionados, a fim de que os alunos realizem a
leitura dos mesmos.
Aula 12: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE
RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Aula 13: Aplicando proposta de produção
de texto. Entregando uma sequência de imagens, contida no site https://acessaber.com.br/atividades/producao-de-texto-conto-a-partir-de-sequencia-de-imagens-do-garfield-6o-ano/ . Em seguida,
pedindo que produzam um conto a partir das mesmas.
Aula 14:
Dando continuidade a aula anterior, pedindo aos alunos que registrem nos
cadernos a autoavaliação dos textos produzidos, com a qual eles irão observar seus
próprios erros para posterior correção.
Aula 15: SÁBADO LETIVO – FÁMILIA E
ESCOLA – TÉRMINO DE BIMESTRE
Avaliação:
AVALIAÇÃO DIÁRIA, PROCESSUAL E
CONTINUADA DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS AO LONGO DA SEMANA, DO MÊS E DO PERÍODO
LETIVO, COM EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS.
AVALIAÇÃO ESCRITA COM QUESTÕES
INTERPRETATIVAS E GRAMATICAIS.
Observações:
Não há observações.
Comentários