PLANO DE AULA APOSTILA APRENDE BRASIL 6 ANO RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

Componente Curricular: Recomposição da Aprendizagem de Língua Portuguesa

Período: VESPERTINO                                                     Ano: 6º ANO “B”

 Ações didáticas/Metodologias:

 Aula 1: Propondo o registro da fábula “O alce e os lobos”, retirada do site https://acessaber.com.br/atividades/atividade-substantivos-e-adjetivos-6o-ano/ . Prosseguindo, sugerindo o registro de duas atividades de interpretação contidas no site supracitado. Olhando o caderno dos alunos, carimbando e anotando o nome dos estudantes que realizaram as atividades.

 

  Aula 2: Continuando com a aula anterior, propondo aos estudantes o registro de mais duas atividades de interpretação, contidas no site https://acessaber.com.br/atividades/atividade-substantivos-e-adjetivos-6o-ano/. Após o registro, solicitando que respondam para posterior correção. Após verificação dos cadernos, correção dos exercícios oralmente, incentivando a participação dos estudantes na solução das atividades sugeridas.

 

Aula 3: Introduzindo o conteúdo “ADJETIVOS”, expondo na lousa o conteúdo explicativo, bem como atividades relacionadas, contido no Caderno do Futuro – Língua Portuguesa 6º Ano. IBEP; 3ª edição, São Paulo, 2013, página 78. Em seguida, olhando o caderno dos alunos, carimbando e anotando o nome dos estudantes que realizaram a atividade proposta. As anotações serão desenvolvidas no caderno de registros do professor.

  

Aula 4: Dando continuidade ao conteúdo “ADJETIVOS”, solicitando aos alunos que copiem e respondam em seus cadernos, os exercícios contidos no livro LOPRESTI COSTA, Cibele; MARCHETTI, Greta. Geração Alpha 6º Ano. São Paulo, 2018, página 116. Em seguida, olhando o caderno dos alunos, carimbando e anotando o nome dos estudantes que realizaram a atividade proposta. As anotações serão desenvolvidas no caderno de registros do professor.

 Aula 5: Entregando aos estudantes a notícia impressa, contida no site https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-noticia-cantora-adolescente-6o-ano/. Posteriormente, solicitando que colem nos cadernos para em seguida realizarmos a leitura compartilhada. Sugerindo o registro das atividades interpretativas do texto que serão expostas na lousa.

  

Aula 6: Dando continuidade à aula anterior, prosseguindo com o registro das atividades. Auxiliando os estudantes individualmente para solucionar as dúvidas existentes. Finalizando, olhando os cadernos dos alunos, e anotando o nome dos estudantes que realizaram as atividades. As anotações serão desenvolvidas no caderno de registros do professor. Após verificação das apostilas, apresentando a correção na lousa, incentivando que os estudantes verifiquem e façam as alterações necessárias em seus cadernos, a fim de que suas respostas fiquem coerentes com o que se pede na atividade.

  

Aula 7: Sugerindo aos estudantes a realização de uma lista de exercícios, retirada do Caderno do Futuro Língua Portuguesa 6º Ano. IBEP; 3ª edição, São Paulo, 2013, páginas 79 e 80. Os exercícios deverão ser registrados no caderno para posterior realização.

  

Aula 8: Corrigindo as atividades propostas na aula anterior. Olhando os cadernos dos alunos, e anotando o nome dos estudantes que realizaram as atividades. As anotações serão desenvolvidas no caderno de registros do professor. Após verificação das apostilas, apresentando a correção na lousa, incentivando que os estudantes verifiquem e façam as alterações necessárias em seus cadernos, a fim de que suas respostas fiquem coerentes com o que se pede na atividade.

  

Aula 9: Expondo na lousa pequenas frases, a fim de que os estudantes encontrem os SUBSTANTIVOS e ADJETIVOS nas mesmas, verificando os conhecimentos adquiridos durante o mês em relação às classes de palavras estudadas até o momento. Em seguida, olhando o caderno dos alunos, carimbando e anotando o nome dos estudantes que realizaram a atividade proposta. As anotações serão desenvolvidas no caderno de registros do professor. Posteriormente, corrigindo os exercícios, incentivando a participação dos estudantes na solução das atividades sugeridas.

  

Aula 10: Aplicando ditado de palavras (S ou Z) com a finalidade de verificar a ortografia dos estudantes. O ditado conterá 25 palavras. Finalizaremos a aula corrigindo as palavras propostas.

  Aula 11:  Aula de leitura. Levando para a sala livros selecionados, a fim de que os alunos realizem a leitura dos mesmos.

 

Aula 12: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA.

  

Aula 13: Aplicando proposta de produção de texto. Entregando uma sequência de imagens, contida no site https://acessaber.com.br/atividades/producao-de-texto-conto-a-partir-de-sequencia-de-imagens-do-garfield-6o-ano/ . Em seguida, pedindo que produzam um conto a partir das mesmas.

  Aula 14:  Dando continuidade a aula anterior, pedindo aos alunos que registrem nos cadernos a autoavaliação dos textos produzidos, com a qual eles irão observar seus próprios erros para posterior correção.

   

Aula 15: SÁBADO LETIVO – FÁMILIA E ESCOLA – TÉRMINO DE BIMESTRE

 

 

Avaliação:

AVALIAÇÃO DIÁRIA, PROCESSUAL E CONTINUADA DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS AO LONGO DA SEMANA, DO MÊS E DO PERÍODO LETIVO, COM EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS.

AVALIAÇÃO ESCRITA COM QUESTÕES INTERPRETATIVAS E GRAMATICAIS.

 

Observações:

Não há observações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP