plano de aula 9 ano APOSTILA APRENDE BRASIL MES DE MARÇO. 1 BIMESTRE . 2 MÓDULO
Plano de aula : notícias
AULA 1: niciarei a aula indagando se os alunos tem o costume de assistir
podcast, entrevistas que passam em jornais etc.. Após, ouvi-los irei passar uma
entrevista de jornal na lousa digital.
Passarei também uma entrevista de um podcast( corte). Em seguida, os
alunos deverão perceber o papel do
entrevistador e entrevistado.
Continuarei a aula indagando-os . Vamos imaginar que você pode
entrevistar
quem você quiser no Brasil e no mundo. Quem seria? Por quê?
b) Quais características são essenciais para produzir uma boa
entrevista?
c) Qual a importância da entrevista para o leitor?
Em seguida, os alunos serão orientados a ler a
entrevista que consta na apostila nas páginas 32 e 33. Após a leitura os alunos
responderão as questões 1 a 7
AULA 2: Iniciaremos essa aula, fazendo as correções dos exercícios
anteriores. As correções dar-se-á mediante as interações com os alunos de forma
oral. Irei ler as perguntas e eles responderão. Em seguida, dando continuidade
na aula, levarei a sala de informática e os alunos deverão fazer pesquisas
sobre : músicas, filmes, series, cantores e depois deverão seguir o roteiro que
está na apostila acerca do gênero entrevistas. O objetivo dessa aula é que os
alunos sejam capazes de criar roteiros de entrevistas.
AULA 3: Passarei no quadro o
conceito de frase, oração e período. Trabalharei todos os conceitos sobre os
tipos de frases: afirmativas, negativas, declarativas e interrogativas, frases
verbais e não verbais. Focaremos em exercícios com esses tipos de construções.
Aula 4: Focarei nas explicações
acerca de oração. Os alunos deverão perceber agora o conceito de oração.
Focarei em exercícios com frases que contenham orações. Finalizarei com
Aula 5: Nesta aula, focaremos no
conceito de período. Os alunos deverão perceber que dentro da frase, há verbos
e nas construções das mesmas podem ser divididas por período. Como nessa aula
teremos dois tempos, focaremos no conceito de período simples e compostos.
Finalizaremos a primeira parte da explicação
com período simples e compostos. Depois, nós iremos fazer uma lista de exercícios
com diversas interpretações e avançaremos para o período composto por subordinação.
Aula 6: Nesta aula, apresentarei
o conceito de oração subordinada substantivas.
Depois, entregarei a eles uma ficha com a
tabela das orações subordinadas substantivas. Passarei no quadro alguns
exemplos de frases para que os alunos façam a identificação de algumas. Em seguida, passarei uns exercícios cujo
objetivo que os alunos dividam as frases em: oração principal e oração
subordinada.
Passarei exercícios somente desse modelo.
Aula 7:Nesta aula, faremos as
correções das atividades propostas e em seguida, irei avançar. Solicitarei que os alunos tentem identificar
quais alternativas possuem oração subordinada apositiva, predicativa e
subjetiva. Para isso, passarei no quadro um macete para facilitar a
identificação das orações. Os alunos serão direcionados a abrirem a apostila na
página 38 e 39 e responderem os exercícios 1 à 6.
Aula 8: Nesta aula, focarei em exercícios
de fixação, entregarei aos alunos uma lista impressa com exercícios de fixação.
Darei um tempo para responderem e farei a correção em seguida.
Aula 9: Nesta aula, abordarei as
demais orações e focaremos em exercícios de fixação. Os alunos serão
direcionados a abrirem a apostila na página 40 a 41 e responder os exercícios 7
à 9.
Neste caso, entregarei uma lista de exercícios
com tirinhas, anúncios e músicas para que eles percebam a necessidade dessas
orações nos textos. Concluiremos as atividades da apostila exercícios 10 a 15,
das páginas 42 a 44.
Finalizaremos esses conteúdos: entrevistas e orações
subordinadas substantivas com uma atividade bimestral valendo de 0 a dez. Se
houver necessidade, farei uma revisão do conteúdo.
Aula 10. Nesta aula, os alunos d
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