plano de aula 9 ano APOSTILA APRENDE BRASIL MES DE MARÇO. 1 BIMESTRE . 2 MÓDULO

 

Plano de aula :  notícias

 

AULA 1: niciarei a aula indagando se os alunos tem o costume de assistir podcast, entrevistas que passam em jornais etc.. Após, ouvi-los irei passar uma entrevista de jornal na lousa digital.

Passarei também uma entrevista de um podcast( corte). Em seguida, os alunos deverão perceber  o papel do entrevistador e entrevistado.

Continuarei a aula indagando-os . Vamos imaginar que você pode entrevistar

quem você quiser no Brasil e no mundo. Quem seria? Por quê?

b) Quais características são essenciais para produzir uma boa entrevista?

c) Qual a importância da entrevista para o leitor?

Em seguida, os alunos serão orientados a ler a entrevista que consta na apostila nas páginas 32 e 33. Após a leitura os alunos responderão as questões 1 a 7

 

AULA 2: Iniciaremos essa aula, fazendo as correções dos exercícios anteriores. As correções dar-se-á mediante as interações com os alunos de forma oral. Irei ler as perguntas e eles responderão. Em seguida, dando continuidade na aula, levarei a sala de informática e os alunos deverão fazer pesquisas sobre : músicas, filmes, series, cantores e depois deverão seguir o roteiro que está na apostila acerca do gênero entrevistas. O objetivo dessa aula é que os alunos sejam capazes de criar roteiros de entrevistas.

 

AULA 3: Passarei no quadro o conceito de frase, oração e período. Trabalharei todos os conceitos sobre os tipos de frases: afirmativas, negativas, declarativas e interrogativas, frases verbais e não verbais. Focaremos em exercícios com esses tipos de construções.

Aula 4: Focarei nas explicações acerca de oração. Os alunos deverão perceber agora o conceito de oração. Focarei em exercícios com frases que contenham orações. Finalizarei com

Aula 5: Nesta aula, focaremos no conceito de período. Os alunos deverão perceber que dentro da frase, há verbos e nas construções das mesmas podem ser divididas por período. Como nessa aula teremos dois tempos, focaremos no conceito de período simples e compostos.

Finalizaremos a primeira parte da explicação com período simples e compostos. Depois, nós iremos fazer uma lista de exercícios com diversas interpretações e avançaremos para o período composto por subordinação.

Aula 6: Nesta aula, apresentarei o conceito de oração subordinada substantivas.

Depois, entregarei a eles uma ficha com a tabela das orações subordinadas substantivas. Passarei no quadro alguns exemplos de frases para que os alunos façam a identificação de algumas.  Em seguida, passarei uns exercícios cujo objetivo que os alunos dividam as frases em: oração principal e oração subordinada.

Passarei exercícios somente desse modelo.

Aula 7:Nesta aula, faremos as correções das atividades propostas e em seguida, irei avançar.  Solicitarei que os alunos tentem identificar quais alternativas possuem oração subordinada apositiva, predicativa e subjetiva. Para isso, passarei no quadro um macete para facilitar a identificação das orações. Os alunos serão direcionados a abrirem a apostila na página 38 e 39 e responderem os exercícios 1 à 6.

Aula 8: Nesta aula, focarei em exercícios de fixação, entregarei aos alunos uma lista impressa com exercícios de fixação. Darei um tempo para responderem e farei a correção em seguida.

Aula 9: Nesta aula, abordarei as demais orações e focaremos em exercícios de fixação. Os alunos serão direcionados a abrirem a apostila na página 40 a 41 e responder os exercícios 7 à 9.

Neste caso, entregarei uma lista de exercícios com tirinhas, anúncios e músicas para que eles percebam a necessidade dessas orações nos textos. Concluiremos as atividades da apostila exercícios 10 a 15, das páginas 42 a 44.

Finalizaremos esses conteúdos: entrevistas e orações subordinadas substantivas com uma atividade bimestral valendo de 0 a dez. Se houver necessidade, farei uma revisão do conteúdo.

Aula 10.  Nesta aula, os alunos d

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP