Exercícios – Orações Subordinadas Substantivas – 9º ano

Exercícios – orações subordinadas substantivas – 9º ano
1) Separe as orações e classifique-as nos períodos abaixo: a) É preciso que cada um assuma suas responsabilidades. b) Confesso que sua visita me surpreendeu. c) Ele se convenceu de que tudo foi em vão. d) Não existe prova conclusiva de que ele seja o culpado. 2) Relacione as colunas de acordo com a classificação das orações subordinadas substantivas: a) ( ) Meu desejo é que haja paz. b) ( ) Meu desejo é um só: que haja paz! c) ( ) Convém que haja paz. d) ( ) Necessito de que haja paz. e) ( ) Eu acho que necessitamos de paz. I. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva II. Oração Subordinada Substantiva Predicativa III. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta IV. Oração Subordinada Substantiva Apositiva V. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta. 3) Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas abaixo em subjetiva, objetiva direta ou objetiva indireta: a) Convém que você verifique a razão disso. Oração subordinada substantiva ____________________________________ b) A florista pensou que ele quisesse flores vermelhas. Oração subordinada substantiva ___________________________________ c) Os médicos precisam de que vocês os ajudem. Oração subordinada substantiva _______________________________________ d) Eu disse que faria tudo por você. Oração subordinada substantiva ___________________ e) Sabe-se que a campanha foi um sucesso. Oração subordinada substantiva ____________________________________________ 4) Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas abaixo em predicativa, completiva nominal ou apositiva: a) Tenho certeza de que ele não faltará nesse momento. Oração subordinada substantiva __________________________________ b) Minha vontade é que nós nos tornemos amigos. Oração subordinada substantiva ______________________________________ c) Esse é meu desejo: que você seja feliz. Oração subordinada substantiva _____________________________________________ d) Você não tem necessidade de que as pessoas o compreendam? Oração subordinada substantiva __________________________ e) O ideal seria que todos lutassem pela paz. Oração subordinada substantiva ___________________________________________ 5) Divida os períodos compostos por subordinação abaixo e classifique as orações. Grife os verbos e numere as orações. a) Tenho certeza de que minhas notas serão as melhores b) Eu desejo uma coisa: que você me respeite

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP