Avaliação Bimestral 8 ano

Leia estes trechos da fábula O Leão e o Rato: 

Ao deixar seu buraquinho, 

Viu-se o pobre do Ratinho Entre as patas do Leão. 


Quem iria imaginar 
Que um simples Rato pudesse Um dia o Leão salvar?


 LA FONTAINE, Jean de. Fábulas. Tradução de Ferreira Gullar. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1999. p. 26. 

1.Quais características foram atribuídas ao Rato nos trechos lidos? 

a)Pobre.
b)Patas. 
c)Simples. 
d)Dia.

Leia este trecho da fábula O Leão e o Rato:

 Quem iria imaginar

Que um simples Rato pudesse

Um dia o Leão salvar?

LA FONTAINE, Jean de. Fábulas. Tradução de Ferreira Gullar. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1999. p. 26.

 2.De acordo com o trecho, indique o item que explica a expressão “um simples Rato”.

a)O Rato se comportava como um herói.

b)O Rato usava palavras fáceis para se comunicar.

c)O Rato se vestia como um camponês.

d)O Rato tinha menos habilidades do que o Leão.


 Observe a imagem.




3.Ao dizer que a paisagem mostrada nessa fotografia é linda e gelada, as palavras “linda” e “gelada” são usadas para : 

a)dar nome a elementos presentes na paisagem.

b)caracterizar a paisagem.

c)expressar uma ação.

d)definir o tipo de paisagem.

e)evocar emoções.


Leia o texto.

Dicionário de crianças colombianas surpreende adultos

Arturo Wallace
Da BBC Mundo em Bogotá
18 maio 2018

 São definições cheias de poesia e sabedoria, apesar da pouca idade de seus autores. Ou talvez por isso mesmo.

Vão desde A de adulto (“Pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro de si”, segundo Andrés Felipe Bedoya, de 8 anos), até V de violência (“A parte ruim da paz”, na definição de Sara Martínez, de 7 anos).

O dicionário está no livro “Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças”, uma obra que surpreendeu ao se tornar o maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá, no final do mês de abril. A surpresa aconteceu especialmente porque o livro foi publicado pela primeira vez na Colômbia em 1999 e reeditado no início desse ano.

“Isso me faz pensar que o livro continua revelando, continua falando sobre as pequenas coisas”, disse à BBC Mundo Javier Naranjo, que compilou as definições feitas por crianças colombianas.

“Eles têm uma lógica diferente, outra maneira de entender o mundo, outra maneira de habitar a realidade e de nos revelar muitas coisas que esquecemos”, diz.

É assim que, no peculiar dicionário, a água é uma “transparência que se pode tomar”, um camponês “não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos” e a Colômbia é “uma partida de futebol”.

Além disso, uma das definições de Deus passa a ser “o amor com cabelo grande e poderes”, a escuridão “é como o frescor da noite” e a solidão é a “tristeza que a pessoa tem às vezes”.

WALLACE, Arturo. Dicionário de crianças colombianas surpreende adultos. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2019.

4.Escreva os adjetivos ou locuções adjetivas que qualificam os substantivos do texto listados em cada item.

casa________________

feira_________________
coisas_______________

dicionário _________________

frescor __________

Leia o trecho do texto Dicionário de crianças colombianas surpreende adultos, de Arturo Wallace.

“Isso me faz pensar que o livro continua revelando, continua falando sobre as pequenas coisas”, disse à BBC Mundo Javier Naranjo, que compilou as definições feitas por crianças colombianas.

WALLACE, Arturo. Dicionário de crianças colombianas surpreende adultos. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/05/130518_dicionario_criancas_colombia_aw_cc>. Acesso em: 8 jan. 2019.

5.Indique o item que contém os adjetivos do trecho.

a)coisas; feitas.

b)pequenas; colombianas.

c)feitas; pequenas.

d)coisas; colombianas.


6.Leia o texto para responder a próxima questão:


A imagem abaixo aborda um conceito importante presente no artigo de opinião, que é
a) a tese.
b) a opinião.
c) o argumento.
d) o ponto de vista


                                                A INTERAÇÃO VIRTUAL



Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta. Ela já é considerada um direito fundamental de todas as pessoas. A invenção da internet obrigou os países a modernizarem suas leis e serviços. Ela é capaz de oportunizar a qualquer pessoa condições de identificar seus interesses, divulgar suas ideias e aproximar os relacionamentos mais distantes.
      As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos. A expansão dela aos locais mais longínquos do planeta aproximou a humanidade e unificou o compartilhamento de ideias.
    Uma prova dessa revolução foi a eleição para presidente em 2018 no Brasil. A propagação das campanhas dos políticos pela internet quebrou o monopólio da televisão brasileira e fez milhares de pessoas se unirem em prol das ideias defendidas. O compartilhamento de vídeos, de textos, de áudio ou de imagens possibilitou o confronto dos candidatos também no campo virtual. O resultado mostrou que o vencedor das eleições não foi aquele que tinha mais tempo de televisão, mais dinheiro ou que mais andou pelas ruas do Brasil, mas sim, venceu aquele que fez da internet uma nova ferramenta de contato com o eleitor.
     Ela também afetou os comportamentos da humanidade. Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações, dados e pesquisas. Com o advento da internet, hoje podemos ler, estudar, realizar compras, compartilhar e buscar experiências no conforto da nossa casa. A vida mudou e mudou para melhor.
     Há dez anos, os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo, agora isso mudou. Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta através do celular. Os aplicativos e jogos revolucionaram o modo de viver da humanidade. As informações são compartilhadas e absorvidas instantaneamente. O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre, o mundo jamais será o mesmo depois que grandes nomes da informática resolveram colocar em prática suas teorias e suas descobertas. A população é grata, embora não saiba a quem agradecer pelo avanço.
     Entretanto, ao viver no mundo interligado pela tecnologia, esquecemos que muita gente ainda não está conectada. Apesar do avanço nestes últimos dez anos, são milhões de pessoas que ainda não têm acesso às páginas da web.
    Portanto, o governo precisa ampliar e baratear o acesso à internet, facilitar a expansão de redes móveis e de banda larga para que mais pessoas possam conhecer as ferramentas maravilhosas da rede mundial de computadores. Enquanto ela não chega a todos, a escola pode ser um espaço de interação e contato com o mundo digital. Os laboratórios, às vezes quebrados, precisam ser restaurados e abertos a todos aqueles que podem ensinar e aprender.

Francisco Maurício Araújo / Dezembro de 2018 

7) O texto é:
a) um artigo de opinião, pois o autor narra um fato do cotidiano.
b) um artigo de opinião, pois o autor defende um ponto de vista.
c) uma notícia, pois apresenta características expositivas e injuntivas.
d) uma reportagem, pois o autor busca apresentar informações e entrevistas.

8)A discussão no texto é desencadeada a partir
a) da necessidade de todos terem computador.
b) dos problemas causados pelo uso excessivo da internet.
c) do avanço do celular.
d) da revolução da internet no mundo.

9)O trecho que contém o assunto principal do texto é
a) “Ela também afetou os comportamentos da humanidade.”
b) “As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos.”
c) “Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta.”
d) “Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações...”

 Leia o texto abaixo. 

                                                           As Amazônias 

    Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região, não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu. 
    É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.

 SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995

10.No texto, o uso da expressão “água que não acaba mais” revela

a) admiração pelo tamanho do rio

b) ambição pela riqueza da região.

c) medo da violência das águas

d) surpresa pela localização do rio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP