Estrutura do email

Exemplo 2:





O e-mail se tornou o meio de comunicação mais utilizado nas sociedades letradas. Segundo Paiva (2004), o termo e-mail (eletronic mail) é utilizado, em inglês para o sistema de transmissão e, por metonímia, para o texto produzido para esse fim. O surgimento do correio eletrônico dividiu a sociedade entre os “com internet” e os “sem internet”, caracterizando desta forma quem tem acesso ou não ao mundo virtual e conseqüentemente uma maior inserção social. No entanto, todo meio de comunicação apresenta vantagens e desvantagens.
Consideramos vantagens a velocidade na transmissão do email, o baixo custo, a facilidade com que o usuário pode ser contatado, a possibilidade de uma mensagem ser enviada ao mesmo tempo para diversas de pessoas, o arquivamento, a impressão, o re-envio, além de ser um suporte para anexar arquivos em formatos diversos. No entanto, as desvantagens que acompanham esse meio podem deixar o usuário em situações constrangedoras. Podemos ter o excesso de mensagens recebidas, a possibilidade de enviarmos o e-mail para o endereço errado ou ainda anexarmos arquivos que contenham vírus, além é claro da invasão de privacidade, pois podemos a qualquer momento enviar um determinado texto para outro destinatário, intencionalmente ou não.

Vamos observar os exemplos acima:

Exemplo 1 - A estrutura do e-mail divide-se da seguinte forma: o cabeçalho, o corpo e o anexo. No cabeçalho encontramos os itens essenciais para o envio da mensagem, ou seja, o endereço digital do remetente, o endereço digital do(s) destinatário(s), logo a seguir encontramos um campo que é opcional destinado ao envio de cópias, ocultas ou não e ainda o campo do assunto que, na maioria das vezes, desperta o interesse ou não pela leitura da mensagem. No corpo do e-mail está o espaço destinado para a escrita da mensagem. Em sua estrutura ainda há a possibilidade do destinatário enviar anexos, se necessário.

O gênero textual e-mail é considerado um gênero e um suporte pelo qual podemos veicular diversos outros gêneros. Segundo Paiva (2004) o e-mail é considerado uma transmutação da carta, sendo visto como um gênero epistolar. Verificamos que na maioria das vezes os textos dos e-mails são compostos de abertura e fechamento, que são características da carta, outra semelhança é com a presença de tópicos bem reduzidos como normalmente encontramos no texto dos bilhetes. E ainda, encontramos dos gêneros orais a rapidez e a possibilidade de estabelecer um diálogo.

Exemplo 2 - neste , o e-mail está veiculando um outro gênero textual, ou seja, um poema de Carlos Drummond de Andrade. Não houve a preocupação de abertura, pois, provavelmente, o remetente destinou este mesmo texto para várias pessoas. Encontramos o fechamento (“com carinho”) com uma escrita informal e a preocupação com a assinatura (“Lúcia”).
A escrita do gênero textual e-mail é bastante peculiar, pois como já dito o e-mail deve ser um meio de comunicação rápido e objetivo, aliando a isto a herança das características do gênero epistolar. Segundo Paiva (2004) o e-mail herda dos gêneros orais a rapidez, a objetividade e a possibilidade de se estabelecer um “diálogo”. Como esse gênero pretende simular um diálogo verificamos que elementos da fala informal estão muito presentes nos textos, como, por exemplo, o uso de abreviações, apelidos e até mesmo a falta de revisão.

Exemplo 3 - nesse outro texto, encontramos o uso da linguagem formal, a preocupação com o vocabulário e com a pontuação, pois está sendo direcionado para candidatos que estão participando de uma dinâmica de grupo. A estrutura do texto é bastante formal, ou seja, abertura, corpo, fechamento e assinatura, que neste caso é através do endereço eletrônico.

CC= com cópia ( enviado a todos os destinatários especificados neste campo, e todos os usuários receberão a informação (email) de para quem você enviou este documento)
CCO = Com cópia oculta (enviado a todos os destinatários específicados neste campo, e todos os usuários não saberão se você enviou o documento para outros)
http://email-ltrformandos.blogspot.com.br/2010/02/estrutura-do-e-mail.html

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