Anúncio Publicitário

O anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc. A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço. Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor. Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise! De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores. Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio. Características do Anúncio Publicitário As principais características do Anúncio Publicitário são: Caráter comercial Linguagem verbal e não verbal Linguagem simples Textos relativamente curtos Textos persuasivos e atrativos Humor, ironia e criatividade Verbos no modo imperativo Figuras e vícios de linguagem Uso de cores, imagens, fotografias VEJA TAMBÉM: Linguagem Verbal e Não-Verbal Estrutura: Como Fazer um Anúncio Publicitário? Embora sejam os especialistas (publicitários) os criadores de diversas mensagens publicitárias, vale a pena saber a estrutura básica desses tipos de textos, uma vez que cotidianamente temos contato com eles. Os anúncios publicitários são estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos. Ou seja, não têm uma estrutura fixa padrão. Isso dependerá também do local em que será anunciado, por exemplo, o espaço que será preenchido com a mensagem (meia folha, uma folha, um outdoor, um cartaz). Não podemos esquecer que os anúncios publicitários são muito utilizados nas provas, simulados e vestibulares. Portanto, esteja atento a sua estrutura: Título Geralmente escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor, por exemplo: “Novo Chocolate Asteca: Mais Delicioso!!!” Corpo de Texto Trata-se da mensagem ou informação que envolve os aspectos persuasivos da linguagem publicitária. No corpo do texto publicitário são acrescidos adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e imagens. Tudo isso, é apresentado de maneira breve, numa linguagem clara e simples. Vale atentar que o corpo do texto publicitário utiliza, muitas vezes, uma linguagem coloquial (informal) para se aproximar do público alvo. Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas, metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.). “Experimente o novo e delicioso chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.” VEJA TAMBÉM: Textos Persuasivos Marca Abaixo segue a marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo: "Chocolate Asteca LTDA" Contato São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros). "E-mail: choco_asteca@produtos.com Página Oficial: www.chocolateasteca.com Facebook: www.facebook.com/chocolateasteca Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 554 4000" Atividade Faça com os colegas de classe um anúncio publicitário promovendo uma ideia ou um produto. Primeiramente, escolham a ideia e os objetivos que a envolvem: Para que ela é importante? Qual o público alvo envolvido? Vale utilizar imagens? Após respondida as perguntas, elabore um texto curto e criativo de acordo com a estrutura acima (título, corpo de texto, marca e contato). Importante conhecer o público alvo, ou seja, se o anúncio é destinado ao público jovem pode apresentar uma linguagem mais despretensiosa, com uso de figuras de linguagem e gírias. No entanto, se o público alvo são os idosos, a linguagem deve ser mais cuidada e clara, destituídas de gírias que podem não atingir o público pretendido. Pense que o anúncio pode estar no mural da escola e, portanto, deve conter um título interessante e que chame a atenção do público. Bom trabalho! https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP