Texto Dissertativo-Argumentativo
Texto Dissertativo-Argumentativo
O texto Dissertativo-Argumentativo é baseado na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações,
a partir de um determinado tema ou assunto. Portanto, trata-se de um texto opinativo cujo objetivo central reside na
formação de opinião do
leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o
interlocutor. Não obstante, o texto é dissertativo pois propõe expor
ideias sobre determinado tema; e também argumentativo, porque utiliza de
estratégias argumentativas para produzi-lo.
Estruturação de um texto Dissertativo-Argumentativo
Embora o
texto dissertativo-argumentativo siga o padrão dos modelos
de redação, ou seja, "Introdução,
Desenvolvimento e Conclusão"; esse tipo de texto é pautado nas "Estratégias
Argumentativas" que, sobretudo, convencerão o leitor mediante
argumentos coerentes. Dessa forma, estas estratégias são recursos para
justificar os argumentos como, por exemplo: pesquisa e levantamento de dados,
exemplos, informações, comparações, explicações, citações.
Para
melhor exemplificar, as etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo
são:
·
Problema: No
momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido
e, ademais a tese (ideia central do texto).
·
Opinião: Para
que o texto tenha propriedade, nesse caso, a opinião pessoal sobre o tema reforçará
a argumentação. Assim, o importante é que por meio da tese, buscar uma verdade
pessoal ou juízo de valor sobre o tema abordado.
·
Argumentos: O
mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza
e exposição dos argumentos. Para tanto, é importante selecionar exemplos, fatos
e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de
justificar.
Linhas
São permitidos quatro parágrafos de
cinco a seis linhas cada um deles. A quantidade
de linhas na redação do Enem, de acordo com o edital, não deve estar fora do
limite mínimo de 8 linhas e máximo de 30. Professores de redação afirmam que
não há um tamanho ideal, desde que você respeite a estrutura do texto que é
exigida.
Textos de apoio
A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação pra que os candidatos elaborem seus textos. No entanto, você não deve se prender às ideias ali apresentadas, nem copiar trechos e torná-los parte de sua argumentação. Essas atitudes podem fazer com que você perca pontos na avaliação de competências.
A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação pra que os candidatos elaborem seus textos. No entanto, você não deve se prender às ideias ali apresentadas, nem copiar trechos e torná-los parte de sua argumentação. Essas atitudes podem fazer com que você perca pontos na avaliação de competências.
Antes de começarmos a estudar a introdução,teremos
que nos ater a dois aspectos muito importantes: o tema e o título:
Tema: É o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a ideia
que será defendida ao longo dadissertação. Deve-se ter o
tema como um elemento abstrato. Nunca se refira a ele como parte da dissertação
Título:
É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação.
Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha
depois do título. Apesar de o título ser importante para uma dissertação, julgo
ser também perigoso, pois, como o estudante não está acostumado a
dissertar, pode equivocar-se e dar um título que não corresponda ao âmago da
redação. Portanto acredito que o ideal seria colocar título apenas quando o
vestibular o exigir.
Introdução: A Introdução é a informação do assunto sobre o qual a
dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. precisa ser bem
claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.
Refutando o tema, contradizendo totalmente.
Refutar significa rebater os argumentos; contestar as asserções; não
concordar com algo; reprovar; ser contrário a algo; contrariar com provas;
desmentir; negar. Portanto refutar o tema é escrever, na introdução, o
contrário do que foi apresentado pelo tema. Deve-se tomar muito cuidado, pois
não é só escrever o contrário, mas mostrar que se é contra o que está escrito.
O ideal, nesse caso, é iniciar a introdução com Ao contrário do que se
acredita...
Não se esqueça, novamente, de que o desenvolvimento tem que ser condizente
com a introdução, estar em harmonia com ela, ou seja, se trabalhar com esse
método, o desenvolvimento deve conter apenas elementos contrários ao tema.
Cuidado para não cair em contradição. Se for, na introdução, favorável ao tema,
apresente, no desenvolvimento, apenas elementos favoráveis a ele; se for
contrário, apresente apenas elementos contrários.
06) Elaborando
uma série de interrogações.
Pode-se iniciar a redação com uma série de perguntas. Porém, cuidado!
Devem ser perguntas que levem a questionamentos e reflexões, e não perguntas
vazias que levem a nada ou apenas a respostas genéricas.
As perguntas devem ser respondidas, no desenvolvimento, com argumentações coerentes e importantes, cada uma em um parágrafo. Portanto use esse método apenas quando já possuir as respostas, ou seja, escolha primeiramente os argumentos que serão utilizados no desenvolvimento e elabore perguntas sobre eles, para funcionar como introdução da dissertação.
As perguntas devem ser respondidas, no desenvolvimento, com argumentações coerentes e importantes, cada uma em um parágrafo. Portanto use esse método apenas quando já possuir as respostas, ou seja, escolha primeiramente os argumentos que serão utilizados no desenvolvimento e elabore perguntas sobre eles, para funcionar como introdução da dissertação.
Elaborando uma enumeração de informações.
Quando se tem certeza de que as informações são verídicas, podem-se
usá-las na introdução e, depois, discuti-las, uma a uma, no desenvolvimento.
Frases-modelo, para o início da introdução:
Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a
introdução. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las,
analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua
inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só
depois disso, use estas frases:
É de conhecimento geral que ...
Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa- se
...
Nesse caso, utilizei circunstância de lugar (em nosso país) e de tempo
(há tempos). Isso é só para mostrar que é possível acrescentar circunstância
divesas na introdução, não necessariamente estas que aqui estão. Outro elemento
com o qual se deve tomar muito cuidado é o pronome se. Nesse caso, ele é partícula apassivadora, portanto
o verbo deverá concordar com o elemento que vier à frente (sing. ou pl.)
Cogita-se, com muita frequência, de ...
O mesmo raciocínio da anterior, agora com a circunstância de modo (com muita frequência).
Muito se tem discutido, recentemente, acerca de ...
Muito se debate, hoje em dia, ...
O (A) ..... é de fundamental importância em ....
É de fundamental importância o (a) ....
É indiscutível que ... / É inegável que ...
Muito se discute a importância de ...
Comenta-se, com frequência, a respeito de ...
Não raro, toma-se conhecimento, por meio de ..., de
Pode-se afirmar que, em razão de ...( devido a, pelo ) ...
Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de ....
Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual ...
Ao analisar o (a, os, as) ... , é possível conhecer o (a, os, as) .... , pois ...
O mesmo raciocínio da anterior, agora com a circunstância de modo (com muita frequência).
Muito se tem discutido, recentemente, acerca de ...
Muito se debate, hoje em dia, ...
O (A) ..... é de fundamental importância em ....
É de fundamental importância o (a) ....
É indiscutível que ... / É inegável que ...
Muito se discute a importância de ...
Comenta-se, com frequência, a respeito de ...
Não raro, toma-se conhecimento, por meio de ..., de
Pode-se afirmar que, em razão de ...( devido a, pelo ) ...
Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de ....
Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual ...
Ao analisar o (a, os, as) ... , é possível conhecer o (a, os, as) .... , pois ...
01)A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve
retomar a idéia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no
texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do
desenvolvimento.
Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda
há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.
Perspectiva:
Pode-se também apresentar possíveis soluções para
os problemas expostos no desenvolvimento, buscando prováveis resultados (É
preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização
geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos
se conscientizem de que ...
Oração Coordenada Conclusiva
Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção
coordenativa conclusiva - logo, portanto, por isso, por conseguinte, então -
apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos no
desenvolvimento.
Frases-modelo, para o início da
conclusão:
Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar,
para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes
de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use
sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação.
Só depois disso, use estas frases:
- Em
virtude dos fatos mencionados ...
- Por
isso tudo ...
- Levando-se
em consideração esses aspectos ...
- Dessa
forma ...
- Em
vista dos argumentos apresentados ...
- Dado
o exposto ...
- Tendo
em vista os aspectos observados ...
- Levando-se
em conta o que foi observado ...
- Em
virtude do que foi mencionado ...
- Por
todos esses aspectos ...
- Pela
observação dos aspectos analisados ...
- Portanto
... / logo ... / então ...
Após a frase inicial, pode-se continuar a conclusão
com as seguintes frases:
- ...
é-se levado a acreditar que ...
- ...
entende-se que ...
- ...
conclui-se que ...
- ...
percebe-se que ...
- ...
resta aos homens ...
- ...
é imprescindível que todos se conscientizem de que ...
- ...
é preciso que ...
- ...
é necessário que ...
- ...
faz-se necessário que ...
(texto retirado da internet so nao lembro a pagina)
Comentários