Slogan

O que é Slogan:

Slogan é uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, usada com frequência em propaganda comercial, política, religiosa, etc.O slogan é amplamente usado em comerciais televisivos e em outros meios de comunicação. Para criar um slogan, os criativos normalmente recorrem a frases curtas e simples, nas quais estão presentes as características essenciais da empresa ou produto, com o objetivo de permanecerem na memória do consumidor. A criatividade é essencial na criação de slogans. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
No entanto, um slogan não é usado exclusivamente para divulgação de um serviço ou produto. Muitas vezes os slogans também são usados em campanhas políticas, sendo uma forma de anunciar um lema ou princípios políticos defendidos.

Slogans famosos

Alguns slogans que se tornaram famosos no Brasil são:
"1001 utilidades" – Marca Bombril
"A cerveja que desce redondo" – Cerveja Skol
"Sorriso Saudável. Sorriso Colgate" – Pasta de dentes Colgate
"Tomou Doril, a dor sumiu" – Medicamento Doril
"Não tem comparação" - Marca Brastemp
A Coca-Cola, uma das marcas mais fortes e lucrativas do mundo, já apresentou dezenas de slogans ao longo dos tempos. Alguns dos mais famosos foram "Coca-Cola é isso aí", "Essa é a Real" e "O lado Coca-Cola da vida".
  
A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço.  Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores. As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.
Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?
Converse com seus alunos sobre as propagandas que já assistiram ou viram em alguma mídia impressa. Peça que eles enumerem algumas que eles julgaram as mais interessantes, divertidas, inteligentes e criativas.
Exercício
Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Por que o modo Imperativo foi utilizado nessa construção sintática?
Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
  3. Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
  4. O modo Imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?
O primeiro Valisére a gente nunca esquece
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Há uma metonímia que aparece em um determinado momento da propaganda. Que termo teria sido substituído no slogan?
Faber Castell: sua companhia para escrever, desenhar e pintar
  1. Por que a Faber Castell deveria ser considerada como uma companhia?
  2. O slogan corresponde à propaganda assistida? Que outro poderia ser criado a partir da música utilizada?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP