Estrutura da noticia
Estrutura do gênero textual: notícia
MANCHETE:principal chamada, que atrai o público para ler a notícia.
TÍTULO: frase curta e objetiva, que deve resumir a ideia da mensagem, e instigar o leitor a continuar a ler o texto. É possível utilizar elementos visuais para chamar mais atenção, como cores e letras diferentes.
LIDE: o primeiro parágrafo, que deve introduzir o leitor à notícia e expor as principais informações: Quando?O que? Como? Quem? Onde? Por quê?
CORPO: é o conteúdo da notícia, propriamente dito. Deve explicar os fatos de maneira descritiva e impessoal.
Para auxilia-lo a estudar esse textual com seus alunos, separamos 6 atividades simples, para serem desenvolvidas em sala de aula.
Atividades com o gênero textual notícia
Sugere-se que todas as atividades com notícias sejam realizadas em grupos ou em duplas, caso contrário, se tornarão extensas e cansativas, tirando o objetivo de instigar a turma ao debate e proporcionar o aprendizado.
Fake News – Atividades com o gênero textual notícia
As fake News têm ganhado muita atenção, recentemente, devido ao fato de essas notícias “criadas” e sem credibilidade influenciarem em acontecimentos sociais importantes, como eleições.
Antes de começar essa atividade, é importante que o professor faça uma breve introdução sobre o assunto, situando os estudantes.
Material para atividade com o gênero notícia:
– Folhas;
– Revistas para recortar imagens e letras (caso queiram);
– Canetinhas, canetas e lápis.
Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:
Essa atividade com notícia consiste em separar os alunos em grupos – dependendo do número de alunos da turma, com 4 ou 5 alunos, ou até mesmo trios – e pedir que eles elaborem notícias.
elaborem notícias.
O professor irá selecionar quais grupos deverão criar fake News e quais irão criar notícias reais, a partir de informações veiculadas em grandes jornais.
Os alunos deverão criar uma manchete para a notícia, o resumo e descrever o fato em si, com poucas palavras.
Cada grupo contará sua notícia para os demais, na frente da turma, e os demais grupos deverão votar se acham que é verdadeira ou falsa – as pontuações podem ser anotadas pelos professores no quadro.
No final, os alunos deverão verificar se acertaram ou erraram, e debater o que os levou a acreditar ou não na veracidade das notícias, e os impactos que elas poderiam causar na sociedade.
Análise da notícia – Atividades com o gênero textual notícia
Essa atividade têm o objetivo de explorar o gênero textual descritivo, e a notícia como gênero não-literário jornalístico.
Material para atividade com o gênero notícia:
Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:
O professor deverá separar algumas notícias curtas, de temáticas diferentes, como colunas sociais, fatos da comunidade, acontecimentos internacionais, e coloca-las em uma apresentação em forma de slides, para projetar para a turma.
Juntamente com os alunos, irá ler e analisar cada notícia, identificando os elementos que compõe o gênero textual, e analisar como eles são alterados de acordo com o tema explorado em cada texto, a fim de concluir as diferentes possibilidades de se explorar o mesmo gênero de texto.
Elaboração de um jornal da turma – Atividades com o gênero textual notícia
Por mais que os jornais físicos não sejam tão populares entre os jovens, analisar sua estrutura é uma ótima maneira de aprender sobre o gênero descritivo e como as técnicas para elaborar notícias podem influenciar os leitores.
Material para atividade com o gênero notícia:
– Folhas A4;
– Canetinhas ou canetas coloridas;
– Revistas para retirar imagens;
Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:
Para essa atividade com notícia, os alunos irão, conjuntamente, elaborar a capa para o jornal da turma.
O professor deverá separar a turma em grupos, que serão responsáveis por diferentes partes do jornal. A estrutura, com cada parte que será realizada, e o título, deverão ser escolhidos conjuntamente, por votação dos grupos, a partir de sugestões que eles farão.
As seções da capa serão:
Notícia principal – tema social
Notícias que ficarão distribuídas na página:
Coluna social
Meio Ambiente
Economia
Divulgação de produto/patrocinador
Internacional
Com a conclusão do trabalho, o professor deverá levar os textos e organizá-los, de maneira simples, em uma única folha, em modelo digital, no computador.
Para isso, pode fotografar os trabalhos com o celular e inseri-las de maneira simples em um aplicativo de edição, como o Paint.
Na próxima aula, levará o jornal para os alunos, que voltarão a se reunir nos grupos e irão analisar as notícias, discutir sobre como as elaboraram – seguindo o gênero textual – e analisar elementos de um texto discursivo em cada uma delas.
Correção de notícia – Atividades com o gênero textual notícia
Corrigir o trabalho de profissionais pode parecer uma tarefa um tanto audaciosa, mas é interessante, pois, com ela, os alunos perceberão que a escrita comercial não é complicada, além de ajudar a desenvolver a compreensão e construção de textos e a entender mais sobre o gênero descritivo.
A atividade consiste em pegar notícias de jornais ou revistas e distribuir para duplas; se a sala for muito grande, poderão ser formados trios, para o trabalho não ser muito demorado.
Material para atividade com o gênero notícia:
– Recortes de notícias de jornais ou revistas;
Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:
As notícias deverão ser repetidas entre as duplas, de forma que 3 a 4 duplas recebam a mesma notícia, ou seja, em uma turma de 30 alunos, serão 5 notícias, distribuídas para 3 duplas cada uma.
Cada dupla receberá um recorte de notícia, que pode ser de jornal, revista, ou da internet, fornecido pelo professor – sugerimos que sejam notícias curtas, pois é mais fácil para trabalhar, e de assuntos genéricos, como meio ambiente, acontecimentos, para evitar discussões que possam tirar o foco dos alunos.
O trabalho será analisar a notícia e reescrevê-la com as palavras dos alunos, da maneira que, para eles, pareça melhor para compreender ou para explicar o ocorrido.
Após, o professor deverá ler as notícias e pedir para os grupos exporem quais as modificações feitas, debatendo com a turma se o texto ficou mais claro, o que poderiam modificar, se a adequação ao gênero textual ficou adequada, de maneira a estimular os alunos a compreenderem e melhorarem o texto, e elogiando-os com as modificações positivas ou boas sugestões.
Comparação de textos – Atividades com o gênero textual notícia
Material para atividade com o gênero notícia:
– Textos diversos de notícias, da internet ou meios físicos.
Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:
Para essa atividade com notícias, o professor deverá solicitar aos alunos, em grupos, que encontrem duas fontes diferentes que noticiem o mesmo fato, de preferência, que sejam retiradas da internet.
Se a escola possuir ambiente virtual para exercícios e debates, eles poderão colocar as notícias na página e interagir pelo meio virtual.
Caso sua escola não possua, a sugestão é que eles elaborem uma apresentação curta de slides, apenas para poder projetar as notícias para a turma.
O objetivo é analisar as diferentes maneiras de retratar o mesmo assunto, e como a descrição sobre um mesmo acontecimento é influenciada pelo ponto de vista individual.
Comparação entre meios diferentes – Atividades com o gênero textual notícia
Nessa atividade, o professor deverá apresentar a mesma notícia sobre um fato, transmitida por meios diferentes: jornal físico e jornal da web, jornal físico e vídeo, jornal da web e vídeo, etc.
Sugere-se que sejam captadas as veiculações pelos meios diferentes, e apresentadas para toda a turma.
Material para atividade com o gênero notícia:
– Fontes diferentes da mesma notícia: recorte de jornal, de revista, vídeo online, matérias online.
Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:
O professor fará a apresentação da notícia; caso seja texto, deverá ler, junto com os alunos, e, se houver um vídeo, exibir para que todos assistam.
Após, instiga o debate, pedindo aos alunos que percebam as diferenças entre as veiculações, o enfoque dado aos acontecimentos, sempre relacionando com o gênero descritivo e como ele deve ser, por exemplo, analisando se realmente há a imparcialidade que o gênero exige.
Esse trabalho também poderá ser realizado em ambiente virtual, caso a escola proporcione essa opção para os estudantes.
Concluindo as atividades sobre notícia
Esperamos que essas atividades com notícia auxiliem o professor no desenvolvimento do trabalho de análise de gêneros textuais, como uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino – nos quais os alunos pouco participam com seu conhecimento.
É importante que seja sempre observado o respeito, o bom diálogo e que o professor busque elementos positivos em todos os comentários, para que o estudante perceba sua evolução e se sinta cada vez mais instigado a aprender.
Boas aulas!
Comentários