ATIVIDADE DE LINGUA PORTUGUESA ESCOLA FABIO BARBOSA RODRIGUES
Classifique
os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje - advérbio de dúvida
a) Não irei ao
passeio.
b) Gosto de quem fala bem.
c) Sim, posso ir com você.
d) Amanhã levarei os
livros.
2.Complete as
frases empregando um advérbio do quadro abaixo:
ontem
sempre
depois
aqui
pouco mal
longe
realmente provavelmente |
a) Eu ___________ quis conhecer as praias de Maceió.
b) ________________ fiz um passeio inesquecível.
c) Nós gostamos de caminhar____________ do jantar.
d) As pessoas falam ____________ de coisas que desconhecem.
e) ____________________ em nossa cidade temos muitos pontos turísticos interessantes.
3. “Os Três Porquinhos” é atração para crianças no Teatro Metrópole
Peça da Fabricando Arte será apresentada em duas sessões em Taubaté
O Teatro Metrópole recebe nesta sexta-feira, 11 de outubro, um espetáculo voltado, principalmente, para as crianças, mas também para toda a família. A Fabricando Arte apresenta em dois horários, o espetáculo teatral “Os Três Porquinhos”.
A história clássica conta a história dos porquinhos “Prática”, “Heitor” e “Cícera”. Os três viviam muito felizes, até que um lobo que andava pelas redondezas decidiu perseguir o trio.
O espetáculo será apresentado às 10h e às 14h. Os ingressos antecipados custam R$ 10,00. Pelo Guia Taubaté, você pode concorrer a entradas VIPs para a peça infantil. [...]
3.Ao longo do texto, há trechos que tratam de um episódio ficcional e de
um relato de fatos reais. Indique os itens que se referem ao relato de fatos
reais.
a)A Fabricando Arte apresenta, em dois horários, o espetáculo teatral Os Três Porquinhos.
b)Os três porquinhos é atração no teatro Metrópole.
c)A história clássica conta a história dos porquinhos “Prático, Heitor e Cícero”.
d)Um lobo decidiu perseguir o trio.
4. Indique as informações que constam no texto.
a)A data do evento.
b)Os patrocinadores do evento.
c)O local do evento.
d)O público-alvo do espetáculo.
5.Os gêneros textuais apresentam diferentes finalidades discursivas. No caso da notícia, ela é escrita para:
Adolescentes: como está a alimentação dos jovens no Brasil?
O prato dos adolescentes anda cada vez mais desequilibrado, deixando-os na mira de doenças da pesada. Veja como alterar o rumo dessa história
Na adolescência, há indícios de que mudanças no cérebro são responsáveis por deixar os jovens destemidos. Pois a coragem típica dessa fase parece sumir na hora das refeições, quando uma folha de alface gera mais pavor do que escalar uma árvore. Pelo menos é o que dá para presumir a partir de dados divulgados nos últimos tempos, como um grande levantamento feito com 75 mil brasileiros de 12 a 17 anos, em escolas públicas e privadas. O estudo, batizado com a sigla Erica, revela que apenas um em cada três adolescentes coloca salada no prato. Pior: só um em cinco ingere pelo menos uma fruta ao dia.
Os profissionais de saúde enfrentam as consequências dos maus hábitos no dia a dia. “Entre crianças e adolescentes, a incidência de obesidade cresce exponencialmente, e em todas as classes sociais”, afirma Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “Há 40 anos, atendíamos um adolescente obeso a cada 100. Hoje, são de seis a oito”, estima.
Números da Organização Mundial da Saúde refletem essa realidade. Em 1975, calcula-se que 11 milhões de adolescentes eram obesos. Em 2016, o número saltou para 124 milhões.
A infância é um período determinante na aquisição de hábitos à mesa. Mas mesmo aquela criança que venerava brócolis pode virar o adolescente que rejeita qualquer vegetal. Não há uma explicação biológica para isso, mas, sim, comportamental: é nessa fase da vida que os filhos ganham mais independência, fazem refeições longe dos pais e recebem dinheiro para escolher o que vão comer. [...]
BIZ, Manuela. Adolescentes: como está a alimentação dos jovens no Brasil? Disponível em: <https://saude.abril.com.br/familia/adolescentes-como-esta-a-alimentacao-dos-jovens-no-brasil/>. Acesso em: 16 out. 2019.
8.Qual é a finalidade desse texto?
a)Ensinar os adolescentes a se alimentarem.
b)Alertar sobre os perigos de uma alimentação inadequada.
c)Divulgar o estudo batizado com a sigla ERICA.
d)Ajudar os profissionais de saúde a combater maus hábitos alimentares.
9. Qual o título da notícia lida acima?
10. Onde esta notícia foi publicada?
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