UM PAÍS DE JOVENS, NÃO DE DELINQUENTES

UM PAÍS DE JOVENS, NÃO DE DELINQUENTES


De Sousa, José Eudazio, 2017
Professor F. Maurício Araújo

Recentemente os noticiários da televisão divulgaram o caso de um jovem de 16 anos que matou um homem na rua durante um assalto a mão armada, embora a vítima não ter reagido, o adolescente atirou e matou o rapaz, o criminoso chegou a ser preso, mas foi solto dias depois por não ter 18 anos. Isso é algo revoltante e injusto. Casos como esses merecem uma punição mais severa.
            Atualmente em nosso país, os menores-infratores quando praticam delitos na sociedade são levados para um reformatório para que paguem suas penas, sendo submetidos a uma série de regras para que ao final sejam devolvidos à sociedade. Esse tipo de recuperação muitas vezes não funciona, pois poucos dias estão soltos, sem nenhuma recuperação e já vão para as ruas cometerem outros delitos. Esses adolescentes infratores deveriam passar o total de anos igualmente a uma pena de um adulto condenado, pois já que podem exercer o direito de votar, podem arcar com suas consequências e responder por seus atos.
            Como os adolescentes infratores sabem que não serão punidos, a pratica de crimes só aumenta cada vez mais. Esses delinquentes se acham protegidos por uma legislação frágil e ultrapassada. Os próprios infratores sabem que a lei deveria ser mais rígida, pois acreditam que quando não há limites, vira libertinagem.
            Uma forma de solucionar esse problema seria a aprovação da redução da maioridade penal de 18 para 14 anos, fazendo com que haja uma diminuição desses crimes praticados por jovens na sociedade brasileira. Além da redução da maioridade penal, é necessária a criação de políticas públicas que oportunizem aos jovens o primeiro emprego e o engajamento em atividades culturais ou esportivas.
            A população estando de acordo com a aprovação desta redução, veria no cotidiano as mudanças e os resultados de um país com menos jovens criminosos e mais estudantes em escolas e universidades, mudando o rumo desse país.

UM PAÍS DE JOVENS, NÃO DE DELINQUENTES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP