Aula do dia 06 11
https://acessaber.com.br/atividades/producao-de-texto-conto-a-partir-de-sequencia-de-imagens-do-garfield-6o-ano/#more-8924
GABARITO DE LÍNGUA PORTUGUESA E IEL – 9º ANO
ATIVIDADE 03
01.
a)Uma
oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração
principal funcionando como adjunto adverbial.
b) Existem 9
classificações
c)
Causal (causa): porque, visto
que, como, uma vez que, posto que, etc.
d) Consecutiva(conseqüência): que (precedido
de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.
e)
Condicional(condição): se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc.
f)
Concessiva (concessão): embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.
g)
Conformativa(conformidade): conforme, consoante, como, segundo, etc.
h)
Comparativa(comparação): como, que, do que, etc.
i)
Fina(finalidadel: para que,
a fim de que, que, porque, etc.
j)
Proporcional(proporção): à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais, quanto
mais
k)Tempora(tempo)l: quando,
enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que, etc.
ATIVIDADE 04
1.
Classifique as orações subordinadas adverbiais:
a)
Conformativa
b)
Causal
c)
Consecutiva
d)
Comparativa
e) Temporal
f)
Condicional
g) Final
h)
Proporcional
i)
Concessiva
j)
Condicional
k) Temporal
l) Causal
m)
Concessiva
n) Causal
o)
Conformativa
ATIVIDADE
05
1. D
2. E
3. B
4. A
ATIVIDADE
06
1. C
2. D
3. E
INICIAÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
ATIVIDADE
01
Leia
o texto abaixo e responda:
Trabalhar
é criar vida!
O ser humano trabalha quando cria a vida ou
melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza para obter
sustento e bem-estar, criando entre as pessoas as relações sociais que marcam o
cotidiano. No entanto, às vezes o trabalho é algo penoso, forçado, um esforço
obrigatório, pouco reconfortante. Isso pode ser percebido na origem da palavra
trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se
castigavam os escravos no tempo do Império Romano(...)Trabalhador também se
chama operário, que vem de opera em latim, isto é, obra. Nada mais emocionante
do que parar para ver um trabalhador em atividade: o calceteiro que examina a
pedra para descobrir seu "rosto", antes de assentá-la; o carregador
que retesa os músculos e faz uma verdadeira ginástica para colocar o fardo na
cabeça; o pedreiro que nivela o reboco com capricho; o ferreiro que sabe dosar
a martelada para dar à peça a forma desejada; a cozinheira que coloca o tempero
na medida certa e mexe e remexe a comida na panela; a agilidade da rendeira; a
habilidade da bordadeira; a delicadeza da ceramista... São gestos belos, dignos
e criativos. É a dignidade do trabalho que transforma e dá mais valia às coisas
da natureza, enobrecendo e dignificando a própria pessoa que trabalha. Isso se
refere a todo tipo de trabalho, tanto manual como artístico, científico, técnico
etc.
http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/voz/index.html
a) Segundo o texto, o que dignifica a pessoa
que trabalha? Explique.
Pode-se dizer que é a própria
dignidade do trabalho que dignifica a pessoa que trabalha.
b) Substitua o termo grifado por outro com o
mesmo significado. “No entanto, às vezes o trabalho é algo penoso,
forçado, um esforço obrigatório, pouco reconfortante.”
Entretanto, porém, mas, apesar disso,
etc
ec) A quem se refere o termo grifado no trecho:
“Isso se refere a todo tipo de trabalho, tanto manual como artístico,
científico, técnico etc.”
O fato de o trabalho dignificar a
quem trabalha.
d) Marque no texto uma opinião. Diga a que fato
se refere.
Ao fato: origem da palavra trabalho,
que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam
os escravos no tempo do Império Romano(...)
e) Segundo o texto “É a dignidade do trabalho
que transforma e dá mais valia às coisas da natureza, enobrecendo e
dignificando a própria pessoa que trabalha. Isso se refere a todo tipo de
trabalho, tanto manual como artístico, científico, técnico etc.” Todos os tipos
de trabalho têm o mesmo valor e o mesmo reconhecimento na sociedade brasileira?
Espera-se que o aluno reflita e
reconheça que não, nem todos os tipos de trabalho têm o mesmo valor e o mesmo
reconhecimento na sociedade brasileira.
ATIVIDADE 02
Uma galinha
Era uma
galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.
Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para
ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua
intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se
adivinharia nela um anseio.
Foi pois
uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em
dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou –
o tempo de a cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho,
de onde, em outro voo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno
deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência
e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa lembrando-se da
dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar vestiu
radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos
cautelosos alcançou o telhado onde esta hesitante e trêmula escolhia com
urgência outro rumo. [...]
(Clarice Lispector)
1. Quem é a personagem principal da história?
A galinha
2. Que outras personagens aparecem na história?
A cozinheira, o vizinho, a família, o
dono da casa.
3. Quem é o narrador? Ele é também personagem?
Como você chegou a essa conclusão?
É um narrador observador, por isso
não é personagem.
4. “Foi pois uma surpresa quando a viram abrir
as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a
murada do terraço.” Qual a causa da surpresa?
Pode se dizer que a surpresa dá-se em
não esperar que a galinha voasse e alcançasse a murada do terraço, fugindo de
onde estava.
5. O que significa “Era uma galinha de
domingo”?
Pode-se se dizer que era uma galinha
a ser cozinhada para o almoço de domingo em família.
ATIVIDADE
03
6. Qual a frase do texto que confirma sua
resposta?
“A família foi chamada com urgência e
consternada viu o almoço junto de uma chaminé.”
7. A galinha era especial para a família?
Justifique.
Podemos dizer que afetivamente não.
Era especial, no sentido de servir de almoço para a família.
8. No trecho: “A família foi chamada com
urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé.”, a que se
refere a palavra grifada?
À galinha.
9. Que fim você daria para a história?
Narrativa pessoal
ATIVIDADE 04
Leia o texto abaixo e responda.
“Depois de um bom jantar: feijão com
carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de
vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de
milho verde e um prato de caldo de couve, jantar encerrado por um prato fundo
de canjica com torrões de açúcar, Nhô Tomé saboreou o café forte e se estendeu
na rede. A mão direita sob a cabeça, à guisa de travesseiro, o indefectível
cigarro de palha entre as pontas do indicador e do polegar, envernizados pela
fumaça, de unhas encanoadas e longas, ficou-se de pança para o ar, modorrento,
a olhar para as ripas do telhado. Quem come e não deita, a comida não
aproveita, pensava Nhô Tomé… E pôsse a cochilar. A sua modorra durou pouco: Tia
Policena, ao passar pela sala, bradou assombrada:
— Êêh! Sinhô! Vai drumi agora? Não! Num
presta…Dá pisadêra e pódemorrê de ataque de cabeça! Depois do armoço num
far-má… mais despois da janta?!”
TEXTO 1 Cornélio Pires. Conversas ao pé do
fogo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1987.
1. Após observar a fala da personagem Tia
Policena, indique se elas têm características rurais ou urbanas. Explique.
Espera-se que o aluno responda que
são características orais mais comuns à área rural.
2.
Podemos dizer que nessa fala há marca da língua oral? Cite exemplos.
Sim. Palavras que são escritas
exatamente como se fala: “Êêh! Sinhô! Vai drumi agora? Não! Num presta…Dá
pisadêra e póde morre”, “armoço num far-má… mais”
3. Qual
o significado da expressão grifada em “A mão direita sob a cabeça, à guisa
de travesseiro...”
À procura.
4.
Explique o provérbio: “Quem come e não deita, a comida não aproveita”. Você
concorda com ele?
Pode-se dizer que o provérbio
baseia-se no costume de “descansar”, “dar uma dormida” após às refeições.
Concordar: Resposta pessoal.
5. Qual o tema do texto?
Refeição e costumes.
REVER AS FIGURAS DE LINGUAGEM
1)C
2) A)
C B) E C) A
D) PP/H E) PP F)M
G) O H) A I) A
3) A) CATACRESE B) PERSONIFICAÇÃO C) EUFEMISMO
4) A)
PERSONIFICAÇÃO B) METÁFORA C)
METONÍMIA D) EUFEMISMO
E) HIPÉRBOLE F) COMPARAÇÃO G) METONÍMIA H) PERSONIFICAÇÃO
I) EUFEMISMO
Comentários