ATVIDADES DE RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM 29/11/2023

 

                                                                   ATIVIDADE 01

Leia o texto abaixo e responda:

 

Trabalhar é criar vida! O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza para obter sustento e bem-estar, criando entre as pessoas as relações sociais que marcam o cotidiano. No entanto, às vezes o trabalho é algo penoso, forçado, um esforço obrigatório, pouco reconfortante. Isso pode ser percebido na origem da palavra trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império Romano(...)

 Trabalhador também se chama operário, que vem de opera em latim, isto é, obra. Nada mais emocionante do que parar para ver um trabalhador em atividade: o calceteiro que examina a pedra para descobrir seu "rosto", antes de assentá-la; o carregador que retesa os músculos e faz uma verdadeira ginástica para colocar o fardo na cabeça; o pedreiro que nivela o reboco com capricho; o ferreiro que sabe dosar a martelada para dar à peça a forma desejada; a cozinheira que coloca o tempero na medida certa e mexe e remexe a comida na panela; a agilidade da rendeira; a habilidade da bordadeira; a delicadeza da ceramista... São gestos belos, dignos e criativos. É a dignidade do trabalho que transforma e dá mais valia às coisas da natureza, enobrecendo e dignificando a própria pessoa que trabalha. Isso se refere a todo tipo de trabalho, tanto manual como artístico, científico, técnico etc.

http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/voz/index.html

 

a) Segundo o texto, o que dignifica a pessoa que trabalha? Explique.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Substitua o termo grifado por outro com o mesmo significado. “No entanto, às vezes o trabalho é algo penoso, forçado, um esforço obrigatório, pouco reconfortante.”

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c) A quem se refere o termo grifado no trecho: “Isso se refere a todo tipo de trabalho, tanto manual como artístico, científico, técnico etc.”

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d) Marque no texto uma opinião. Diga a que fato se refere.

_______________________________________________________________

 

e) Segundo o texto “É a dignidade do trabalho que transforma e dá mais valia às coisas da natureza, enobrecendo e dignificando a própria pessoa que trabalha. Isso se refere a todo tipo de trabalho, tanto manual como artístico, científico, técnico etc.” Todos os tipos de trabalho têm o mesmo valor e o mesmo reconhecimento na sociedade brasileira?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                              ATIVIDADE 02

                                                               Uma galinha

  Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio.

 Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou – o tempo de a cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro voo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta hesitante e trêmula escolhia com urgência outro rumo. [...]

(Clarice Lispector)

1. Quem é a personagem principal da história?

_______________________________________________________________

 

2. Que outras personagens aparecem na história?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Quem é o narrador? Ele é também personagem? Como você chegou a essa conclusão?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. “Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço.” Qual a causa da surpresa?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5. O que significa “Era uma galinha de domingo”?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

ATIVIDADE 03

 

6. Qual a frase do texto que confirma sua resposta?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. A galinha era especial para a família? Justifique.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. No trecho: “A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé.”, a que se refere a palavra grifada?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Que fim você daria para a história?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

ATIVIDADE 04

 

Leia o texto abaixo e responda.

 

“Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar encerrado por um prato fundo de canjica com torrões de açúcar, Nhô Tomé saboreou o café forte e se estendeu na rede. A mão direita sob a cabeça, à guisa de travesseiro, o indefectível cigarro de palha entre as pontas do indicador e do polegar, envernizados pela fumaça, de unhas encanoadas e longas, ficou-se de pança para o ar, modorrento, a olhar para as ripas do telhado. Quem come e não deita, a comida não aproveita, pensava Nhô Tomé… E pôsse a cochilar. A sua modorra durou pouco: Tia Policena, ao passar pela sala, bradou assombrada:

— Êêh! Sinhô! Vai drumi agora? Não! Num presta…Dá pisadêra e pódemorrê de ataque de cabeça! Depois do armoço num far-má… mais despois da janta?!”

 

 Cornélio Pires. Conversas ao pé do fogo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1987.

 

1. Após observar a fala da personagem Tia Policena, indique se elas têm características rurais ou urbanas. Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Podemos dizer que nessa fala há marca da língua oral? Cite exemplos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Qual o significado da expressão grifada em “A mão direita sob a cabeça, à guisa de travesseiro...”

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 4. Explique o provérbio: “Quem come e não deita, a comida não aproveita”. Você concorda com ele?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP