AULA DE RECOMPOSIÇÃO 6 E 7 ANOS REFERENTE AO DIA 07/06.CONTO O LIVRO MÁGICO
AULA DE
RECOMPOSIÇÃO 6 E 7 ANOS
REFERENTE
AO DIA 07/06.
O LIVRO MÁGICO
Há muito tempo, numa época em que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de surpresas e aventuras. Nele, todas as
letras viviam felizes, porque aguardavam a grande assembléia. Consoantes e vogais se reuniam
anualmente para formar novas palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as palavras que existem hoje vieram daqueles
encontros dentro do livro mágico.
Chegou o grande dia esperado por todas, o dia em que elas ganhariam novas combinações e formariam
novas palavras para a nossa língua. Todas
estavam ansiosas, menos a letra W que se considerava desnecessária, pois pouco era usada. Mas para formar novas palavras,
as letras precisavam dar uma volta ao redor do
mundo, a fim de realizar descobertas e fazer novas amizades.
E assim foi feito. Quando
chegou a hora
de retornar para o livro mágico, todas estavam felizes, pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras palavras
foram criadas naquele dia.
Entretanto, uma delas sentiu a falta do
W, ele não havia retornado.
Então
as letras resolveram fazer uma busca pelo mundo, foram em todos os lugares
onde acreditavam que o W
poderia estar. Foram ao Brasil,
ao Chile, à Espanha, e nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra
T o encontrou numa pequena
ilha, muito triste,
no Tawian. O T foi logo perguntando:
Por que você não foi com a gente de volta para o livro
mágico?
Enfaticamente a letra
W respondeu:
Sou
desnecessário, pois sou pouco usado, as palavras
não gostam de me utilizar, e quando me usam, é somente
para substituir a letra U ou a letra V.
Você é importante – retrucou o T, o alfabeto só se
torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados
e tristes. Volte conosco, precisamos de você!
A letra W pensou muito
no que a letra T havia dito.
Resolveu então voltar para o livro mágico e jurou diante de todo o alfabeto
que algum dia encontraria uma palavra importante que fosse conhecida
por todos os seres humanos.
Negrão,
Agamenon Oliveira, Junho de 2018/Escola João Moreira Barroso/
Adaptação de Maurício
Araújo/São Gonçalo do
Amarante-CE
1.
A
finalidade do texto é
a) informar.
b)
descrever.
c) convencer.
d) entreter.
2. O texto
a) conta a história
das letras que se reuniam para discutir
sobre o livro mágico.
b) narra as aventuras dos livros mágicos
e de suas letras cheias de surpresas.
c) conta a história empolgante de um livro mágico que pertencia ao mundo
das letras.
d) narra a história
de um livro mágico e de uma letra que vivia triste.
3. Pode-se deduzir que a letra W
a) chamava a atenção
das palavras.
b)
se considerava importante.
c) era importante no livro mágico.
d)
estava animado com a assembleia.
4.
No trecho: “que
existem hoje...”, o pronome destacado se refere
a) às palavras.
b) às letras.
c) aos encontros.
d) às consoantes e vogais.
5.
O
conflito central do enredo é desencadeado
a)
pela assembleia que acontecia anualmente.
b) pelo sentimento de inferioridade da letra W.
c) pela busca feita pelas letras ao redor
do mundo.
d) pelo juramento feito pela letra W diante do alfabeto.
6. Há uma opinião em
a) “Chegou o grande dia esperado
por todas...”
b) “Consoantes e vogais se reuniam
anualmente para formar
novas palavras.”
c) “... o alfabeto só se torna completo
com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes.”
d) “A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu
então voltar para o livro mágico...”
7.
No trecho: “Consoantes e vogais se
reuniam anualmente para formar novas palavras.”, o termo grifado
introduz
a)
uma finalidade.
b) uma consequência.
c) uma concessão.
d) uma causa.
8.
No trecho: “Inúmeras palavras
foram criadas naquele dia. Entretanto,
uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado. ”, a palavra
grifada foi usada para introduzir
a)
uma explicação.
b) uma conclusão.
c)
uma oposição.
d) uma adição.
9.
Assinale a opção em que o trecho
do texto apresenta uma causa em
relação ao fato anterior mencionado.
a)
“... porque aguardavam a grande assembléia.”
b) “...pois pouco era usada.”
c)
“...pois haviam concretizado seus desejos e feito novas
amizades.”
d)
“...que fosse conhecida por todos os seres humanos.”
10.
No trecho: “...estaríamos
truncados e tristes.”, a palavra
“truncados” pode ser substituída, sem alterar o sentido
original do texto, por
a) magoados.
b)
incompletos.
c) perfeitos.
d) inacabados.
11.
Entende-se com a leitura do texto que
a) as letras viviam felizes sempre, porque o livro continuamente trazia novas aventuras e surpresas.
b) todas as letras ficavam ansiosas e felizes com a chegada do dia da grande assembleia.
c) a letra T foi encontrada numa pequena ilha, muito triste.
d) as novas amizades e as descobertas ao redor mundo eram fundamentais para formar novas palavras.
12. O desfecho do texto gira em torno de
a) uma aventura.
b) uma promessa.
c) um pacto.
d) uma descoberta.
Comentários