01/03, SEXTA-FEIRA, AULA 1

Nesta aula, iniciarei explicando o que é uma caricatura. Mostrarei  exemplos de caricaturas famosas (como as de políticos, celebridades ou personagens históricos). Em seguida, iremos discutir como as caricaturas exageram nas características físicas e de personalidades para criar um efeito humorístico.

Em seguida, distribuirei caricaturas e pedirei que os alunos observem as características exageradas e discutiremos sobre o que deixa a caricatura engraçada ou interessante. Ajudarei a  identificarem os  elementos específicos, como narizes, olhos, bocas e expressões faciais.

Depois deverão abria a apostila, na página  passarei uma pequena reportagem para os alunos sobre "  e observar as caricaturas que ali estão. Quais os artistas que foram desenhados. 

Por fim, darei aos alunos uma folha sulfite em branco e deverão sentar com uma pessoa( colega) e desenhá-lo. Deverão usar expressões marcantes e exageradas. 

Deverão trazer pronto para que na próxima aula apresentem seu colega desenhado. 


 04-03, SEGUNDA-FERIA, AULA 2

Nesta aula, darei continuidade retomando  sobre a caricatura. P}ara finalizar esta aula, os alunos terão 15 minutos de aula e expor os desenhos realizados. Em seguida, daremos continuidade no gênero humor jornalístico : Caricatura. 

Nesta aula, os alunos irão abrir a apostila nas páginas 2, exercícios1  em pequenos grupos visitar as  1 a 4 . 

 Depois, irei aprofundar o assunto  passando no quadro para os alunos sobre o gênero charge. Explicarei que a charge tem a finalidade de promover uma  crítica utilizando o humor e a ironia. Utilizando a lousa digital explicarei sobre a charge utilizando imagens diversas espalhadas na internet e qual a sua função social. Depois, faremos a discussão, tirarei dúvidas e  se eles conseguiram perceber a crítica feita nas charges. Serão estimulados a perceberem também que em algumas charges há elementos como:  personagens, cenário, balões de fala e a identificação do tema.   Depois, os alunos serão direcionados a abrirem a apostila nas páginas 3 e 4 e resolverem as questões 1 a 7.  Ficará como tarefa as atividades das páginas 8 a 11, p. 5

05/03, TERÇA-FEIRA, AULA 3

Irei iniciar  aula vistando a atividade proposta na aula anterior. Em seguida, juntamente com os alunos faremos a correção dos exercícios. 

Após, com a apostila aberta, os alunos farão a leitura os exercícios 12 a 14. Antes, irei ler com eles a tabela que contém o  conceito de charge,  as características.  A proposta desta aula é que os alunos percebam o desenvolvimento das capacidades de aprender os sentidos globais do texto. 

Dando continuidade na atividade sobre o gênero charge, os alunos deverão ler  a charge que contem na página 7" Nem sinal" e depois responder as questões 1 e 2, p. 7 Faremos a correção de forma coletiva. 


  06/03 QUARTA-FEIRA, AULA 4

Iniciarei esta aula, passando visto nas apostilas para ver quem fez a tarefa direcionada na aula anterior. Em seguida, daremos continuidade na correção das questões. Após, será entregue aos alunos uma atividade sobre charge. Os alunos deverão colar no caderno para nao perder e em seguida, deverão ler e interpretar a chave. [

Farei a explanação e então os alunos farão exercícios de fixação. 

Segue o link sugestivo de atividades:

ttps://www.tudosaladeaula.com/2021/02/atividade-interpretacao-charge-com-gabarito-anos-finais.html

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 07/03, QUINTA-FEIRA, AULA 5

Nesta aula,  passarei o conceito de polissemia. Os alunos deverão ser capazes de perceber  que as palavras possuem sentidos diversos dependendo do contexto. Entregarei aos alunos o tablet para que em dupla pesquisem quais são as palavras polissêmicas. 

Deverão, após a pesquisa criar frases e registrar no caderno. 

08/03, SEXTA-FEIRA, AULA 6

Nesta aula,  passarei aos alunos o conceito de vocativo. Em seguida, passarei um vídeo bem curtinho para fixação de conteúdo e depois ainda com a lousa digital ligada, irei expor aos alunos textos com os vocativos. 

Em seguida, os alunos deverão abrir a apostila nas páginas 8 e 9  e responder os exercícios 1 a 8.

Segue o link do vídeo: 

https://www.youtube.com/com/watch?v=1dWUiHYDOOo

 Darei um tempo para eles executarem as atividades e em seguida faremos a correção de forma coletiva.  

11/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 7

Nesta aula, darei continuidade  no conteúdo sobre vocativo. Os alunos receberão uma folha de exercícios e deverão colar no caderno e responder as questões. Depois, iremos fazer a correção de forma coletiva. 

Segue o link sugestivo das atividades propostas. 

"https://professordiorgesexercícios.blogspot.com/2021/11/vocativo-exercicios.html  e https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-questoes-sobre-vocativo-7o-ano/"


12/03, TERÇA-FEIRA, AULA 8 

Nesta aula, iniciarei solicitando que os alunos abram a apostila na página 10 e com o auxílio de um marca texto, vão circulando e grifando a parte mais importante da explicação referente ao uso do porquê. Em seguida, passarei um vídeo explicativo para consolidar o conteúdo. 

Será dado aos alunos uma folha sulfite em branco para que construam mapas mentais. 

Após, a confecção do mapa mental os alunos deverão colar no caderno e criar 5 frases com cada tipo de porquê. 

Passarei olhando as questões e dando visto. 

13/03, QUARTA-FEIRA, AULA 9. 

Nesta aula, daremos continuidade respondendo as questões 9 e 10, das páginas, 10 e 11. 

Em seguida, passarei no quadro a lista de exercícios para fixação sobre o uso dos porquês.

https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1059997 



Será enviado como tarefa os conteúdos referente ao dia 19/02- 

//armazemdetexto.blogspot.com/2017/09/emprego-dos-porques-atividades-com.html


14/03, QUINTA-FEIRA, AULA 10

Nesta aula,  retomaremos o conteúdo já visto anteriormente. Os alunos farão as atividades   que constam neste link: ttps://www.soescola.com/2017/08/atividade-de-portugues-sobre-uso-do-porque.html. 

Passarei no quadro e os alunos deverão copiar e responder. Em seguida, passarei visto para ter um controle de quem fez as atividades. 

15/03, SEXTA-FEIRA, AULA 11

Nesta aula,  retomaremos o conteúdo já visto anteriormente. No caso, os alunos com as informações obtidas  acerca do que é  charge deverão seguir os comandos da apostila, p.11e 12. Em dupla, deverão responder as questões 1 a 4 .Conforme,  forem terminando eu irei fazendo a correção e dando a devolutiva dos erros. 

Ficará como tarefa responder as questões 1 a 4 da página 13. 

Esta aula será referente ao dia 20/02. ( Leitura e interpretação de textos diversos). 

Deverão retirar do balão de fala os verbos e o sujeito, se houver. 

18/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 12

Nesta aula, os alunos darão continuidade na aula anterior. Deverão abrir a apostila na página 14 e 15 e responder as questões 5 a 12. Dareis um tempo para fazerem as atividades, passarei vistando. 

Ficará como tarefa: Pesquisar sobre a constituição e o que é texto normativo. No máximo 10 linhas. Aula referente ao dia 21/02. Deverão copiar no caderno. 

19/03, QUARTA-FEIRA, AULA 13

Nesta aula, os alunos darão continuidade na aula anterior ainda sobre Charge e deverão seguir os comandos da apostila e  produzir uma charge. Antes, deverão responder as questões 1 a  6, p.15 a 17.

Aula referente ao dia 22-02. Os alunos deverão dar continuidade na construção da charge. Deverão utilizar o espaço destinado a este fim localizado na página 18  da apostila. 

20/03, QUARTA-FEIRA, AULA 14 parei pagina 19


Os alunos deverão ir a página 19  da apostila e continuar sua produção dirigida. Antes, explicarei o que a atividade propõe. Em dupla ou trio, os alunos deverão responder o questionário que consta na página 23 e 24.  Darei um tempo para que resolvam as questões e em seguida, um representante do grupo deverá expor  o que o grupo observou. Para dar mais ênfase acercad o debate irei  utilizar os comandos que a apostila oferece. Sanarei as possíveis dúvidas e mediarei as interações entre o alunos. 

21/03, QUINTA-FEIRA, AULA 15

Nesta aula, passarei o conceito de Tonicidade das palavras. Passarei no quadro um slide explicando o conteúdo e em seguida uma vídeoaula bem curto. 

Depois, irei passar um vídeo explicativo sobre o assunto e se houver dúvidas, irei saná-las, em seguida, passarei exercícios de fixação. Segue o link sugestivo: https://www.youtube./watch?v=R7_Tv2Cr8HE

Sanarei as possíveis dúvidas e passarei no quadro uma lista de exercícios para fixação do conteúdo. 

mundinhodacrianca.net/2018/06/atividades-sobre-silaba-tonica-para-imprimir.html( adaptado)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/03/exercicios-palavras-oxitonas.html

Darei um tempo para fazerem e faremos a correção em seguida de forma coletiva. 


22/03, SEXTA-FEIRA, AULA 16

Nesta aula, os alunos farão uma lista de exercícios sobre palavras monossílabas, dissílabas, polissílabas.

Sobre oxítona, paroxítona e proparoxítona.

Segue o link da atividade: profzuza.blogspot.com/2011/10/tonicidade-das-palavras.html  e 1/04/atividade-gramatica-tonicidade-das-palavras-anos-iniciais.html

Farei com eles de forma coletiva, lendo,  respondendo e tirando possíveis dúvidas. Daremos continuidade fazendo mais exercícios no caderno. 


25/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 17

Nesta aula, daremos continuidade sobre a tonicidade verbal. Mostrarei aos alunos um mapa mental e os ajudarei a confeccionarem um. 

Os alunos deverão construir um mapa mental sobre Tonicidade das Sílabas que servirá de revisão para a avaliação mensal. 

Entregarei uma folha sulfite para que eles consigam desenvolver esta atividade. Depois de pronto deverão colar no caderno. 


26-/03, TERÇA-FEIRA, AULA 18

Nesta aula, entregarei aos alunos uma noticia e os mesmos deverão retirar frases, verbos, palavras oxítonas  etc.. Deverão fazer a contextualização do que já foi aprendido. 

Segue link da atividade proposta: 

https://sopesp.com.br/2022/02/08dengue-e-chikungunya-sao-preocupacoes-para-o-verao/

Após ler a notícia, em duplas, os alunos deverão grifar os verbos, pintar de azul as palavras oxítonas, de verde a paroxítona e amarelo a proparoxítona. Deverão grifar as frases interrogativas e afirmativas. E por aí vai. Sanarei as possíveis dúvidas e passarei de mesa em mesa auxiliando no que for preciso. 

27/03, QUARTA-FEIRA, AULA 19

Nesta aula, farei uma revisão sobre os conteúdos trabalhados. Os alunos farão uma prova mensal. 

28/03, QUINTA-FEIRA, AULA 20

Nesta aula, os alunos farão uma AVALIAÇÃO MENSAL. 

29/03 SEXTA-FEIRA SANTA 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP