plano do 7 de sondagem

 Desenvolvimento:  

 19/02, SEGUNDA-FEIRA, AULA 01

1º aula:   Nesta aula, farei a minha apresentação, como trabalho o que espero deles, como serão avaliados ao decorrer do bimestre e colocar em pauta os combinados de sala de aula. Farei com que eles se apresentem também, ainda durante a aula, farei uma dinâmica de quebra gelo.   Ainda se houver tempo, já iniciarei a aula perguntando a turma o que eles se recordam a respeito do gênero notícia e elencaremos algumas informações no quadro.  


20/02, TERÇA-FEIRA, AULA 2

aula: Retomando a aula anterior, os alunos deverão ler uma notícia e perceber a sua estrutura como: título, lide, corpo do texto etc.. Depois, deverão ler e interpretar a notícia. Em seguida, faremos a correção e se houver tempo, os alunos assistirão uma notícia sobre a a dengue e seu crescente número nos centros urbanos.   

 

Segue link da atividade: acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-ameaca-da-dengue-5o-ou-6o-ano/ 

Deverão ler e interpretar as questões. Faremos correção em seguida. 

21/02, QUARTA-FEIRA, AULA 3

 3ª aula.  Nesta aula, será  aplicada a SONDAGEM do Aprende Brasil.

22/02 e 23/02, QUINTA E SEXTA-FEIRA, AULA 4 E 5 .

 

4º e 5º aula: Para essa aula, os alunos serão direcionados a ler um gibi. Darei 20 minutos, em seguida os alunos deverão perceber a composição da tirinha como: balões, pontuação, legenda, imagem, onomatopeia, etc. Depois, entregarei uma atividade onde os alunos deverão ler e interpretar a história em quadrinhos que fala sobre a dengue e os cuidados que devemos ter. Farei a correção oral, sanando dúvidas e depois passarei o visto. 

Segue o link da atividade: /2023/03/atividade-sobre-dengue-com-texto-.html 

 

26 e 27/02, SEGUNDA E TERÇA-FEIRA, AULAS 6 E 7

 

6º e 7º aula: Nessas aulas,  faremos a revisão de sujeito e predicado. Passarei no quadro, alguns exemplos de sujeitos. Os próprios alunos citarão exemplos de frase e ao elencar no quadro, faremos juntos a construção de algumas frases. Deverão perceber também que nessa composição de frases, temos núcleo, verbos e seus complementos.  

 Depois, passarei exercícios de fixação no quadro sobre os tipos de sujeito simples e composto.

Segue link sugestivo: s://armazemdetexto.blogspot.com/2017/06/atividadesexercicios-sujeito-e.html

28 e 29/02, QUARTA E QUINTA-FEIRA.

 

8 e 9º aula: Os alunos serão direcionados a fazerem listas de exercícios com os conteúdos já abordados.  

Farei uma lista de atividades com os exercícios mesclados. Faremos a correção de forma oral. Passarei visto no caderno ao final da aula.  

 

AULA 1

Nesta aula, passarei o conceito de verbos e os tipos. Os alunos deverão copiar no caderno. Em seguida, levarei impresso as atividades e os alunos deverão colar no caderno, faremos a leitura de forma compartilhada e responderemos de forma coletiva. 

Em seguida, pedirei para os alunos para criarem frases com alguns verbos que colocarei no quadro. Faremos a  correção na próxima aula. 

Segue o link da atividade proposta. 

https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-questoes-sobre-verbos-8o-ano/.


AULA 2

Dando continuidade na aula anterior sobre verbos, nesta aula os alunos perceberam que os verbos podem expressar-se me ação, estado ou fenômeno da natureza. Perceberão também que os verbos podem aparecer no presente, passado, futuro. 

Passarei exercícios de fixação. Segue o link sugestivo: 

/armazemdetexto.blogspot.com/2018/08/exercicios-de-verbos-para-o-ensino.html. Exercícios 1 a 4. 

Darei um tempo para eles fazerem e em seguida, faremos a correção de forma compartilhada. 

AULA 3

Iniciarei a aula entregando aos alunos a tabela referente aos tipos de sujeito e deverão colar no caderno, pois esse material os auxiliará para fazer consulta ao material. Em seguida, passarei exemplos de frases no caderno e os alunos deverão classificar os sujeitos. Passarei também um pequeno vídeo explicativo.

Em seguida, será entregue uma lista de exercícios para colarem no caderno. Com os materiais em mãos, os alunos irão classificar os tipos de sujeito. Faremos a correção em seguida. Não irei aprofundar muito, pois teremos uma revisão sobre esse conteúdo na disciplina de português. 

Segue o link sugestivo : 

www.recantodasletras.com.br/gramatica/2320339

exercícios 1 a 34. Faremos a correção nesta aula e provavelmente na outra. 


AULA 


Iniciarei a aula questionando os alunos se eles se recordam o que é Fábula e qual sua estrutura. Passarei uma fábula no quadro intitulado " O BICHO PREGUIÇA" e deverão perceber quais são os elementos que compõem tal gênero como título, personagens, cenário e moral. Depois, deverão responder às questões 1 a 4. Depois, faremos a correção de forma oral.  

Segue link da atividade: //armazemdetexto.blogspot.com/search/label/FÁBULA

Conforme eles forem terminando irei vistando quem finalizou as atividades.


 

  

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP