plano de aula 6 ano 1 bimestre de 2024 aprende Brasil mes de março
01/03, SEXTA-FEIRA, AULA 1
Nesta aula, passarei uma pequena reportagem para os alunos sobre " Coleta Seletiva de lixo", Segue o link : www.youtube.com/watch?v=XZ0fNysGn_Y, depois passarei uma reportagem sobre " O desperdício de alimento" www.youtube.com/watch?v=QiG_CBxZx4c. Após, assistir a reportagem irei explicar o conceito de notícias e reportagens de forma breve, uma vez que já vimos na revisão em fevereiro. Depois, irei explicar o conceito de enquete.
Perguntarei aos alunos se eles sabem o que é enquete, se já foram entrevistado por alguém sobre determinado assunto. Depois, eles serão estimulados em duplas a fazerem questões sobre o assunto assistido.
Se eles fazem a coleta seletiva, se sabem a importância de coletar e descartar lixo da forma correta. Deverão elaborar questões sobre desperdício de alimentos e em seguida, os alunos elaborarão estas questões que servirá como enquete.
( Dependendo da gravidade mudarei a reportagem para o assunto do momento: Dengue)
04-03, SEGUNDA-FERIA, AULA 2
Nesta aula, darei continuidade retomando o gênero enquete. Nesta aula, os alunos irão em pequenos grupos visitar as salas de aula e fazer uma enquete bem rápida sobre o tema pesquisado anteriormente. Depois, os alunos irão elaborar cartazes com reportagens sobre como evitar o desperdício alimentar. Ficará como tarefa as atividades que estão nas páginas 1 e 2.
05/03, TERÇA-FEIRA, AULA 3
Irei iniciar aula vistando a atividade proposta na aula anterior. Em seguida, juntamente com os alunos faremos uma leitura de mundo sobre a primeira página de jornal onde mostra o Homem-Aranha. A proposta desta aula é que os alunos percebam o desenvolvimento das capacidades de aprender os sentidos globais do texto, deverão perceber também a intertextualidade presente.
Dando continuidade na atividade sobre o gênero jornalístico, os alunos deverão ler e responder a manchete e responder as páginas 4 e 5, exercícios deverão ler e responder às questões 1 a 8 da apostila - página 5. Depois de um tempo aproximado de 20 minutos , iniciarei a correção lendo as questões e os alunos deverão respondê-las de forma coletiva. Conforme eles vão respondendo eu irei colocando as respostas no quadro para que os mesmos façam as correções devidas.
Ficará como tarefa os exercícios 1 e 2 da páginas 5. Farei a correção na aula seguinte.
06/03 QUARTA-FEIRA, AULA 4
Iniciarei esta aula, passando visto nas apostilas para ver quem fez a tarefa direcionada na aula anterior. Em seguida, daremos continuidade na correção das questões. Após, a correção, passarei no quadro o conceito texto verbal e não verbal.
Farei a explanação e faremos exercícios de fixação.
Os exercícios referente as figuras de linguagens irei pegar da internet, ou seja de várias fontes.
Segue o link sugestivo de atividades:
www.tudosaladeaula.com/2021/09/atividade-linguagem-verbal-nao-verbal-com-gabarito.html#:~:text=Atividade%20de%20Língua%20Portuguesa%20-%20Linguagem%20Verbal%20e,por%20recursos%20linguísticos%20e%20gráficos.%20...%20Mais%20itens 07/03, QUINTA-FEIRA, AULA 5
Nesta aula, retomando o gênero jornalístico. Iniciarei a aula passando um pequeno vídeo sobre a Rayssa Leal, que ficou conhecida mundial durante sua apresentação nas Olimpíadas de Toquio.
Segue o link do vídeo:
www.youtube.com/watch?v=bBbboX5j8ao. Após assistirem o vídeo, os alunos deverão ler a imagem da primeira página de jornal que consta na página 6 e responder às questões 1 a 10, página 6 a 9.Darei um tempo para eles executarem as atividades e em seguida faremos a correção de forma coletiva.
08/03, SEXTA-FEIRA, AULA 6
Nesta aula, daremos continuidade nas questões referente a primeira página de jornal lida na aula anterior. Dessa vez, os alunos serão direcionados a fazerem os exercícios 11 e 12, p. 11.
Depois, daremos prosseguimento no texto jornalístico, será apresentado aos alunos o que é manchete, chamada e legenda. Depois, de visualizarem a construção destes elementos dentro do texto jornalístico deverão responder as questões 13 a 17, p. 10 a 12.
Darei um tempo para eles executarem as atividades e em seguida faremos a correção de forma coletiva.
11/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 7
Nesta aula, iniciarei passando no quadro o conceito de frase e os tipos de frases. Em seguida, passarei no quadro exercícios de fixação.
Segue o link sugestivo das atividades propostas.
supertarefas.blogspot.com/2021/0/06/atividades-tipos-de-frases-com-gabarito.html
professordiorges.blogspot.com/2017/02/tipos-de-frase-6-ano.html
Ficará como tarefa, os exercícios 1 a 4 da apostila, página 13.
12/03, TERÇA-FEIRA, AULA 8 e 20
Nesta aula, iniciarei com as correções das atividades anteriores, passarei vistando as apostilas e em seguida, irei de forma compartilhada perguntando aos alunos as respostas. Conforme eles vão respondendo, irei passando a resposta no quadro.
Daremos continuidade respondendo as questões 5 a 10 das páginas, 14 a 16.
13/03, QUARTA-FEIRA, AULA 9.
Nesta aula, os alunos com o auxílio do tablet serão direcionados pesquisarem jornais online. Deverão copiar e responder no caderno os principais conceitos/ tópicos sobre o mundo jornalísticos. Qual a função do reportagem, dos bastidores, do repórter ancora. Como se escreve uma reportagem, quais os jornais online existentes e principalmente o que é manchete?
14/03, QUINTA-FEIRA, AULA 10
Nesta aula, os alunos serão direcionados a abrirem a apostila nas páginas 17 a 19 e responder as questões 1 a 7 da apostila. Após, um tempo farei a leitura e de forma coletiva iniciarei as correções.
15/03, SEXTA-FEIRA, AULA 11
Nesta aula, retomaremos o conteúdo já visto anteriormente. No caso, os alunos com as informações obtidas acerca do que é manchete deverão seguir os comandos da apostila, p.19 e 20. Em dupla deverão produzir uma manchete .Conforme, forem terminando eu irei fazendo a correção e dando a devolutiva dos erros.
18/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 12
Nesta aula, os alunos darão continuidade na aula anterior. Deverão acessar o canva ou word e deverão dar "vida" a sua manchete, produzindo-a utilizando imagens, cores e fontes diversas .
19/03, QUARTA-FEIRA, AULA 13
Nesta aula, os alunos darão continuidade na aula anterior. Deverão acessar o canva ou word e deverão dar "vida" a sua manchete, produzindo-a utilizando imagens, cores e fontes diversas .
20/03, QUARTA-FEIRA, AULA 14
Os alunos deverão ir a página 21 da apostila e responder as questões 11 e 17 sobre o tema Conversação dirigida. Antes, explicarei o que a atividade propõe. Em dupla ou trio, os alunos deverão responder o questionário que consta na página 23 e 24. Darei um tempo para que resolvam as questões e em seguida, um representante do grupo deverá expor o que o grupo observou. Para dar mais ênfase acercad o debate irei utilizar os comandos que a apostila oferece. Sanarei as possíveis dúvidas e mediarei as interações entre o alunos.
21/03, QUINTA-FEIRA, AULA 15
Nesta aula, passarei o conceito de Tonicidade das palavras. Passarei no quadro um slide explicando o conteúdo e em seguida uma vídeoaula bem curto.
Depois, irei passar um vídeo explicativo sobre o assunto e se houver dúvidas, irei saná-las, em seguida, passarei exercícios de fixação. Segue o link sugestivo: https://www.youtube./watch?v=R7_Tv2Cr8HE
Sanarei as possíveis dúvidas e passarei no quadro uma lista de exercícios para fixação do conteúdo.
mundinhodacrianca.net/2018/06/atividades-sobre-silaba-tonica-para-imprimir.html( adaptado)
https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/03/exercicios-palavras-oxitonas.html
Darei um tempo para fazerem e faremos a correção em seguida de forma coletiva.
22/03, SEXTA-FEIRA, AULA 16
Nesta aula, os alunos farão uma lista de exercícios sobre palavras monossílabas, dissílabas, polissílabas.
Sobre oxítona, paroxítona e proparoxítona.
Segue o link da atividade: profzuza.blogspot.com/2011/10/tonicidade-das-palavras.html e 1/04/atividade-gramatica-tonicidade-das-palavras-anos-iniciais.html
Farei com eles de forma coletiva, lendo, respondendo e tirando possíveis dúvidas. Daremos continuidade fazendo mais exercícios no caderno.
25/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 17
Nesta aula, daremos continuidade sobre a tonicidade verbal. Mostrarei aos alunos um mapa mental e os ajudarei a confeccionarem um.
Os alunos deverão construir um mapa mental sobre Tonicidade das Sílabas que servirá de revisão para a avaliação mensal.
Entregarei uma folha sulfite para que eles consigam desenvolver esta atividade. Depois de pronto deverão colar no caderno.
26-/03, TERÇA-FEIRA, AULA 18
Nesta aula, entregarei aos alunos uma noticia e os mesmos deverão retirar frases, verbos, palavras oxítonas etc.. Deverão fazer a contextualização do que já foi aprendido.
Segue link da atividade proposta:
https://sopesp.com.br/2022/02/08dengue-e-chikungunya-sao-preocupacoes-para-o-verao/
Após ler a notícia, em duplas, os alunos deverão grifar os verbos, pintar de azul as palavras oxítonas, de verde a paroxítona e amarelo a proparoxítona. Deverão grifar as frases interrogativas e afirmativas. E por aí vai. Sanarei as possíveis dúvidas e passarei de mesa em mesa auxiliando no que for preciso.
27/03, QUARTA-FEIRA, AULA 19
Nesta aula, farei uma revisão sobre os conteúdos trabalhados. Os alunos farão uma prova mensal.
28/03, QUINTA-FEIRA, AULA 20
Nesta aula, os alunos farão uma AVALIAÇÃO MENSAL.
29/03 SEXTA-FEIRA SANTA
Comentários