plano de aula mes de fevereiro 6 anos 1 bm periodo de sondagem
Professor(a): Andressa Santos
Turma: 6º ano B Turno: Matutino
Planejamento: Período de Sondagem: 19/02 a 10/03
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Específica de Língua Portuguesa: 1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Práticas de Linguagem: Leitura e Oralidade
Objeto de Conhecimento: Leitura e interpretação de textos jornalísticos, notícia, reportagem, campanhas educativas e textos instrucionais.
Habilidades: EF35LP06, EF15LP01, EF35LP03, EF35LP04.
19/02
1ª aula.
Nesta aula, farei a minha apresentação, a forma como trabalho, o que
espero deles, como serão avaliados ao decorrer do bimestre e colocar em pauta
os combinados de sala de aula. Farei uma dinâmica após a apresentação dos
mesmos. Se houver tempo, já iniciarei a aula perguntando a turma o que eles se
recordam a respeito do gênero notícia e elencaremos algumas informações no
quadro.
Como tarefa os alunos deverão assistir uma
notícia e escrever no caderno.
20/02
3º aula: Retomando a aula anterior, os alunos
deverão ler a notícia feita no dia anterior. Em seguida, após a explanação da
professora sobre a composição do gênero lido, pedirei que eles grifem o título
quando e onde ocorreram os fatos noticiados. Em seguida, passarei uma notícia
bem curtinha e os alunos deverão interpretá-la, neste caso, passarei no quadro
as questões. Em seguida, faremos a correção e se houver tempo, os alunos
assistirão uma notícia sobre a violência no trânsito, a violência na escola e comparar
a notícia lida com a que foi exposta em forma de vídeo.
Segue link:
https://acessaber.com.br/atividades /interpretacao-de-texto-noticia-5o-ano/
21-02
e 22-02
4ª
e 5ª aula. Nesta aula, será aplicada a SONDAGEM do Aprende Brasil.
23/02 e 26/02
6ª e 7ª aula: Os alunos receberão uma
atividade que consta uma campanha educativa e deverão perceber quais são os
elementos que compõem tal gênero. Passarei na lousa digital uma notícia sobre o crescente numero da dengue em nosso país. Passarei também imagens referente a campanha publicitária e se conseguir folder sobre a dengue levarei para que eles tenham um norte de como elaborar uma campanha. Depois, deverão elaborar na folha sulfite uma campanha publicitária. O tema abordado será: dengue.
TAREFA :
Na próxima aula, iremos revisar sobre o gênero instrucional. Os alunos deverão trazer uma embalagem de algum alimento que contenha receita culinária.
27/02
e 28/02
8º e 9ª aula:
Nessas aulas, os alunos irão ler uma receita culinária. Para essa atividade os alunos se sentarão em dupla e deverão fazer a análise da composição do gênero receita. Em seguida, passarei algumas questões no quadro referente ao conteúdo.
Em seguida, passarei um vídeo que ensina a
preparar uma receita culinária. Farei a indagação se eles cozinham, se tem
vontade, qual o prato preferido e assim por diante.
Segue link do vídeo sugestivo: ://www.youtubecom/watch?v=GAxLcwSQW40
29/02 01/03
10 e 11º: Nessas duas últimas aulas, os alunos
serão direcionados a fazer listas de exercícios com os conteúdos já abordados.
Farei uma lista de atividades com os
exercícios mesclados. Faremos a correção de forma oral. Passarei visto no
caderno ao final da aula.
Segue o link das atividades:
https://acessaber.com.br/atividades/atividade-
de-interpretacao-de-texto-receita-5o-ano/( exercícios 1 a 5);
https://www.tudosaladeaula.com/2023/03/atividade-noticia-interpretacao-4ano-5ano.html(
exercícios 1 a 3)
Faremos a correção em seguida e sanarei às
possíveis dúvidas.
Comentários