plano de aula mes de fevereiro 6 anos 1 bm periodo de sondagem

 

Professor(a): Andressa Santos
Turma:  6º ano B                                              Turno: Matutino 
Planejamento: Período de Sondagem:  19/02 a 10/03
 
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Específica de Língua Portuguesa: 1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
 
Práticas de Linguagem: Leitura e Oralidade
 
Objeto de Conhecimento:  Leitura e interpretação de textos jornalísticos, notícia, reportagem, campanhas educativas e textos instrucionais.
 
Habilidades: EF35LP06, EF15LP01, EF35LP03, EF35LP04.
 
      19/02

1ª aula.  Nesta aula, farei a minha apresentação, a forma como trabalho, o que espero deles, como serão avaliados ao decorrer do bimestre e colocar em pauta os combinados de sala de aula. Farei uma dinâmica após a apresentação dos mesmos. Se houver tempo, já iniciarei a aula perguntando a turma o que eles se recordam a respeito do gênero notícia e elencaremos algumas informações no quadro.

Como tarefa os alunos deverão assistir uma notícia e escrever no caderno.

20/02

3º aula: Retomando a aula anterior, os alunos deverão ler a notícia feita no dia anterior. Em seguida, após a explanação da professora sobre a composição do gênero lido, pedirei que eles grifem o título quando e onde ocorreram os fatos noticiados. Em seguida, passarei uma notícia bem curtinha e os alunos deverão interpretá-la, neste caso, passarei no quadro as questões. Em seguida, faremos a correção e se houver tempo, os alunos assistirão uma notícia sobre a violência no trânsito, a violência na escola e comparar a notícia lida com a que foi exposta em forma de vídeo.

Segue link: https://acessaber.com.br/atividades /interpretacao-de-texto-noticia-5o-ano/

21-02 e 22-02

4ª e 5ª aula. Nesta aula, será  aplicada a SONDAGEM do Aprende Brasil.

23/02 e 26/02

6ª e 7ª aula: Os alunos receberão uma atividade que consta uma campanha educativa e deverão perceber quais são os elementos que compõem tal gênero. Passarei na lousa digital uma notícia sobre o crescente numero da dengue em nosso país. Passarei também imagens referente a campanha publicitária e se conseguir folder sobre a dengue levarei para que eles tenham um norte de como elaborar uma campanha. Depois, deverão elaborar na folha sulfite uma campanha publicitária.  O tema abordado será: dengue.

 TAREFA : 

Na próxima aula, iremos revisar sobre o gênero instrucional. Os alunos deverão trazer uma embalagem de algum alimento que contenha receita culinária.

27/02 e 28/02

8º e 9ª aula: 

Nessas aulas, os alunos irão ler uma receita culinária. Para essa atividade os alunos se sentarão em dupla e deverão fazer a análise da composição do gênero receita. Em seguida, passarei algumas questões no quadro referente ao conteúdo.

Em seguida, passarei um vídeo que ensina a preparar uma receita culinária. Farei a indagação se eles cozinham, se tem vontade, qual o prato preferido e assim por diante.

Segue link do vídeo sugestivo: ://www.youtubecom/watch?v=GAxLcwSQW40

29/02 01/03

10 e 11º: Nessas duas últimas aulas, os alunos serão direcionados a fazer listas de exercícios com os conteúdos já abordados.

Farei uma lista de atividades com os exercícios mesclados. Faremos a correção de forma oral. Passarei visto no caderno ao final da aula.

Segue o link das atividades:

https://acessaber.com.br/atividades/atividade- de-interpretacao-de-texto-receita-5o-ano/( exercícios 1 a 5);

https://www.tudosaladeaula.com/2023/03/atividade-noticia-interpretacao-4ano-5ano.html( exercícios 1 a 3)

Faremos a correção em seguida e sanarei às possíveis dúvidas.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bula de Remédio

ATIVIDADE DOS RALP