PLANEJAMENTO DO 8 ANO APOSTILA APRENDE BRASIL 2024 MARÇO 1 BIMESTRE
01/03, SEXTA-FEIRA, AULA 1
Nesta aula, passarei o conceito de crônicas para os alunos e sua classificação. Em seguida, levarei impressa a crônica " Tatuagem de Moacyr Scliar, faremos a leitura de forma compartilhada.
Em seguida, pedirei para os alunos identificarem o autor, o narrador e a personagem, depois serão direcionados a interpretarem às questões 1 a 10. Faremos correção na próxima aula.
Segue o link da atividade proposta.
ARMAZÉM DE TEXTO: CRÔNICA: TATUAGEM - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO (armazemdetexto.blogspot.com)
04-03, SEGUNDA-FERIA, AULA 2
Nesta aula, darei continuidade retomando as questões sobre a crônica Tatuagem, após a correção, irei direcionar os alunos a abrirem a apostila e irem na página 1. Nesta página há uma família que está em sua rotina cotidiana. Farei a análise de forma coletiva e indagarei a eles o que eles conseguem observar, perceber, qual o cenário, quem são as pessoas envolvidas e o que fazem. Se fossem dar um nome a essas pessoas quais seriam, em que momento do dia e por ai vai. Em seguida, os alunos serão direcionados a produzirem uma crônica para testar suas habilidades em escrita. Ficará como tarefa dar continuidade nesta crônica, passar a limpo e entregar na próxima aula.
05/03, TERÇA-FEIRA, AULA 3
Irei iniciar aula já recolhendo a atividade proposta na aula anterior. Possivelmente retomarei essa produção, apos a correção e solicitarei que os alunos leiam as suas cronicas para toda a turma.
dando continuidade na atividade sobre o gênero crônica, os alunos deverão ler a crônica das páginas 3 e 4 deverão ler e responder às questões 1 a 8 da apostila - página 6. Depois de um tempo aproximado de 20 minutos , iniciarei a correção lendo as questões e os alunos deverão respondê-las de forma coletiva. Conforme eles vão respondendo eu irei colocando as respostas no quadro para que os mesmos façam as correções devidas.
Ficará como tarefa os exercícios 9 a 13, das páginas 6 e 7. Farei a correção na aula seguinte.
06/03 QUARTA-FEIRA, AULA 4
Iniciarei esta aula, passando visto nas apostilas para ver quem fez a tarefa direcionada na aula anterior. Em seguida, daremos continuidade na correção das questões. Após, a correção, passarei no quadro o conceito de figura de linguagens: comparação e metáfora. Faremos exercícios de fixação.
Os exercícios referente as figuras de linguagens irei pegar da internet, ou seja de várias fontes.
Segue o link sugestivo de atividades: Atividades - Figuras de Linguagem - Metáfora, Metonímia e Comparação (tudosaladeaula.com) https://www.tudosaladeaula.com/2017/08/atividades-figuras-de-linguagem.html
ttps://professoraleidomingas.blogspot.com/2013/06/figuras-de-linguagem-comparacao-e.html 07/03, QUINTA-FEIRA, AULA 5
Nesta aula, retomando o gênero crônica, os alunos deverão ler a imagem da obra " Amolação interrompida de José Ferraz de Almeida Júnior", que consta na página 7 e responder às questões 1 a 3, página 8.
08/03, SEXTA-FEIRA, AULA 6
Nesta aula, iniciarei passando aos alunos um vídeo no You tube sobre o comentário critico. Indagarei se conhecem canais literários, se já ouviram falar de vlog. Se já ouviram falar de booktuber.
Após, as indagações, serão direcionados com a o auxílio do tablet a pesquisarem acessando o QR Code( página 9) um comentário sobre o livro Extraordinário - Vale a pena ler o livro?
Começaram a responder as questões 1 a 10 da apostila, p. 10 a 12. Se não houver tempo, ficará coo tarefa.
Segue o link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=watch?v=OE6OjzMZatY
11/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 7
Nesta aula, iniciarei as atividades fazendo as correções das questões anteriores. Em seguida, faremos a leitura e interpretação da Crônica Argumentativa Futuro , p. 13 e 14. Como forma de reflexão solicitarei aos alunos se coloquem no lugar do autor do texto e em cada uma das situações apresentadas e reflitam sobre que sentimentos seriam despertados/ ou foram despertados no momento de leitura. Depois, irei indagá-los se já ouviram falar no termo etarismo. Após, a explicação, irei propor oralmente quais ações poderiam ser aplicadas no dia a dia ou até em campanhas voltadas a esse respeito.
Ficará como tarefa, dentro da possibilidade de cada família , o estudante tirar foto com algum idoso de sua família e mostrar a sua vivência e reflexão sobre a importância de respeitar e valorizar os mais velhos. Dando continuidade na aula, com os alunos de forma coletiva, farei a leitura e interpretação e conforme eles forem respondendo irei passando as respostas no quadro. Faremos em sala, os exercícios 1 a 6, das páginas 15 e 16. Os alunos deverão fazer em casa os exercícios 7 a 11, p. 17.
12/03, TERÇA-FEIRA, AULA 8
Nesta aula, iniciarei com as correções das atividades anteriores, passarei vistando as apostilas e em seguida, irei de forma compartilhada perguntando aos alunos as respostas. Conforme eles vão respondendo, irei passando a resposta no quadro.
Entregarei o tablet aos alunos e solicitarei que façam uma pesquisa no caderno sobre Carta ao Leitor, em seguida, os alunos deverão acessar o jornal da cidade e ver as reportagens que são publicadas. Quem são os jornalistas que redigem as noticias da região e filtrar quais os tipos de noticias que eles gostam.
Darei a eles um site como sugestão de reportagens sobre o município. Segue o link sugestivo: link www.costaricanews.com.br e https://www.costarica.ms.gov.br//portal/noticias
13/03, QUARTA-FEIRA, AULA 9
Nesta aula, os alunos com o auxílio do tablet serão direcionados a ler e interpretar uma carta ao leitor. Deverão copiar e responder no caderno os exercícios 1 a 8. Farei a correção em seguida. Segue o link sugestivo: .
www.tudosaladeaula.com/2018/0l09/interpretacaoanalise-de-texto-carta-do.html
14/03, QUINTA-FEIRA, AULA 10
Nesta aula, os alunos serão direcionados a abrirem a apostila nas páginas 18 e 19 e responder as 1 a questões 5, p. 19 e 20. Após, um tempo farei a leitura e de forma coletiva iniciarei as correções.
15/03, SEXTA-FEIRA, AULA 11
Nesta aula, retomaremos o conteúdo já visto anteriormente. No caso, os alunos com as notícias já registradas no caderno, em dupla deverão escrever uma carta ao leitor para o jornalista responsável. Deverão elogiar, criticar, promover uma reflexão sobre a notícia lida e fazer o rascunho. Conforme eles forem terminando eu irei fazendo a correção e dando a devolutiva dos erros. Depois, utilizando o tablet, acessando o Canva os alunos deverão construir sua carta ao leitor.
Se houver possibilidade promoverei um encontro com os jornalistas responsáveis pela reportagem e promoverei um bate-papo.
18/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 12
Nesta aula, irei fazer a revisão que já está sendo realizada nas aulas de Recomposição da Aprendizagem sobre os termos da oração.
Passarei uma lista de exercícios para fixação e faremos a correção de forma coletiva.
www.atividades.nossoportugues.com.br//2021/02/exercicios-termos-da-oracao.html
19/03, QUARTA-FEIRA, AULA 13
Nesta aula, dando continuidade na aula anterior, os alunos serão direcionados a abrirem a apostila nas páginas 20 e 22 e responder as questões 1 a 6.
Irei fazer a explicação e darei um tempo para tentar resolver, em seguida, irei fazer a correção de forma coletiva.
Daremos continuidade nos exercícios 7 a 8. p. 23 e 24.
20/03, QUARTA-FEIRA, AULA 14
Nesta aula, iniciarei vistando as questões anteriores, e em seguida, farei as correções no quadro. Depois, os alunos deverão ir a página 24 e responder as questões 1 a 7 da apostila. Darei um tempo para que resolvam as questões e em seguida, sanarei as possíveis dúvidas e depois farei a correção de forma coletiva no quadro.
21/03, QUINTA-FEIRA, AULA 15
Nesta aula, passarei o conceito de Regência Verbal. Depois, irei passar um vídeo explicativo sobre o assunto e se houver dúvidas, irei saná-las, em seguida, passarei exercícios de fixação.
Segue link sugestivo:
acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-regencia-verbal-9o-ano-2/
www.recantodasletras.com.br/gramatica/76464 ( não serão todos). Faremos a correção em seguida.
22/03, SEXTA-FEIRA, AULA 16
Nesta aula, os alunos serão direcionados a abrirem a apostila e responder as questões 1 a 3, das páginas 25 a 27 . Farei com eles de forma coletiva, lendo, respondendo e tirando possíveis dúvidas.
25/03, SEGUNDA-FEIRA, AULA 17
Nesta aula, daremos continuidade fazendo leitura e interpretação de texto que contenha regência verbal.
Nesta leitura de textos contextualizados, os alunos deverão grifar: sujeitos, verbos, preposição e identificar os tipos de sujeitos, verbos e regências.
Segue o texto sugestivo: Poderá sofrer alterações no decorrer da aula.
/acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-regencia-verbal-9o-ano-2/
26-/03, TERÇA-FEIRA, AULA 18
Nesta aula, passarei o conceito de um mapa mental. Os alunos verão vídeos e imagens referente ao assunto. Em seguida, seguindo os comandos da apostila, página 28, deverão construir um mapa mental sobre Crônica.
27/03, QUARTA-FEIRA, AULA 19
Nesta aula, farei uma revisão sobre os conteúdos trabalhados. Os alunos farão uma prova mensal.
28/03, QUINTA-FEIRA, AULA 20
Nesta aula, os alunos farão uma AVALIAÇÃO MENSAL.
29/03 SEXTA-FEIRA SANTA
AULA 1
Nesta aula, passarei o conceito de verbos e os tipos. Os alunos deverão copiar no caderno. Em seguida, levarei impresso as atividades e os alunos deverão colar no caderno, faremos a leitura de forma compartilhada e responderemos de forma coletiva.
Em seguida, pedirei para os alunos para criarem frases com alguns verbos que colocarei no quadro. Faremos a correção na próxima aula.
Segue o link da atividade proposta.
https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-questoes-sobre-verbos-8o-ano/.
AULA 2
Dando continuidade na aula anterior sobre verbos, nesta aula os alunos perceberam que os verbos podem expressar-se me ação, estado ou fenômeno da natureza. Perceberão também que os verbos podem aparecer no presente, passado, futuro.
Passarei exercícios de fixação. Segue o link sugestivo:
/armazemdetexto.blogspot.com/2018/08/exercicios-de-verbos-para-o-ensino.html. Exercícios 1 a 4.
Darei um tempo para eles fazerem e em seguida, faremos a correção de forma compartilhada.
AULA 3
Iniciarei a aula entregando aos alunos a tabela referente aos tipos de sujeito e deverão colar no caderno, pois esse material os auxiliará para fazer consulta ao material. Em seguida, passarei exemplos de frases no caderno e os alunos deverão classificar os sujeitos. Passarei também um pequeno vídeo explicativo.
Em seguida, será entregue uma lista de exercícios para colarem no caderno. Com os materiais em mãos, os alunos irão classificar os tipos de sujeito. Faremos a correção em seguida. Não irei aprofundar muito, pois teremos uma revisão sobre esse conteúdo na disciplina de português.
Segue o link sugestivo :
www.recantodasletras.com.br/gramatica/2320339
exercícios 1 a 34. Faremos a correção nesta aula e provavelmente na outra.
AULA 4
passarei nesta aula o conceito de preposição e seu uso e exercícios de fixação.
popportugues.blogspot.com/2015/06/exercicios-com-preposicoes-7-ano.html
01/03
04-03
05/03
06/03
07/03
08/03
11/03
12/03
13/03
14/03
15/03
18/03
19/03
20/03
21/03
22/03
25/03
26-/03
27/03
28/03
29/03 SEXTA-FEIRA SANTA
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